Cine Macunaíma exibe “Jango”, nesta terça-feira, 2


02/02/2021


A exibição do filme JANGO no Cineclube Macunaíma, nesta-feira, 2, às 18hs, pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa no YouTube será seguido de debate, às 20 horas, com Silvio Tendler, diretor do documentário, além da neta e da filha do presidente, Bárbara Goulart e Denize Goulart; do historiador Daniel Aarão Reis; do jornalista Antero Cunha, diretor da ABI; e do mediador Ricardo Cota. O documentário tem 1h55 de duração.

No filme, Silvio Tendler narra o governo João Goulart durante o seu mandato de  24º presidente do Brasil, de 1961 a 1964, quando foi deposto pelo golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril. Lançado em março de 1984, o longa teve seu roteiro escrito pelo cineasta e por Maurício Dias, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Denise Goulart e Hélio Paulo Ferraz foram os produtores do filmes  que levou mais de meio milhão de espectadores às salas, tornando-se o sexto documentário de maior bilheteria da história do cinema brasileiro.

A reconstituição da trajetória política de Jango Goulart é feita através de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Leonel Brizola (cunhado de Jango), Celso Furtado, Magalhães Pinto, Afonso Arinos e Frei Betto. O documentário mostra a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria.  Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do ex-presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar.

Assistam e divulguem.