Ciência é tema de revista do Senado


12/09/2012


Foi lançada nesta quarta-feira, 12 de setembro o 12º número da revista “Em Discussão!”, que traz um diagnóstico sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica no Brasil. A publicação é uma iniciativa da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, produzida pela Secretaria de Comunicação (Seces) da Casa legislativa.
 
 
As matérias publicadas pela revista foram produzidas a partir de debates realizados pela CCT com representantes do Governo federal e especialistas no seminário “Caminhos da inovação”, e na audiência pública sobre o projeto de criação do novo código de ciência, tecnologia e inovação (PLS 619/11), realizados entre os meses de maio e junho deste ano.
 
 
Em seu comentário durante o lançamento da revista, o Presidente da CCT, Senador Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que ficou satisfeito com a qualidade dos debates, principalmente porque contaram com a participação de cientistas brasileiros e estrangeiros renomados, como o físico Marcelo Gleiser e o neurocientista Miguel Nicolelis, cujos pronunciamentos estão registrados na revista.
 
 
Apesar de a ciência estar ganhando espaço nos veículos tradicionais de imprensa, o Senador Eduardo Braga reclamou que as matérias nas publicações mais voltadas para o mercado são resumidas, não permitindo uma reflexão mais profunda sobre o desenvolvimento de ciência e tecnologia no Brasil e no mundo. Daí a importância da revista:
— Além da síntese dos debates, a revista Em Discussão! traz importantes gráficos e mapas que fornecem subsídios para que possamos pensar a situação do Brasil hoje nesse campo e formular políticas para o setor, argumentou o Senador.
 
Um fato destacado pelo Senador Eduardo Braga foi o ranking internacional divulgado pela revista sobre competitividade, no qual o Brasil, classificado como a sexta economia mundial, aparece em 50º lugar. O parlamentar disse que os números mostram que o País não pode depender apenas da produção e exportação de matéria-prima, como produtos agrícolas, minério e petróleo:
— O Brasil hoje precisa entregar ao futuro um País mais competitivo. Para isso, o setor privado também tem de investir mais em inovação. A revista revela que a China investiu fortemente em pesquisa e desenvolvimento, a partir do ano 2000. E isso faz a diferença, assinalou. 
 
 
Destaque
 
 
O Secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias, também concordou que a revista cumpre um papel de extrema importância ao colocar o Brasil em destaque, pois divulga os esforços que o País tem feito para superar as dificuldades no setor, como o Plano Brasil Maior, que estabelece política industrial, tecnológica e de comércio exterior. Ele citou, ainda, os avanços alcançados com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
 
Os Senadores Eunício de Oliveira (PMDB-CE) e Gim Argello (PTB-DF) também elogiaram a publicação, editada pela equipe de profissionais do Jornal do SenadoI>, como instrumento de divulgação das atividades da Casa.
 
 
O editor-chefe de Em Discussão!, João Carlos Teixeira, ressaltou que a revista procura divulgar assuntos relevantes, em linguagem leve e didática sem perder a densidade, de maneira a despertar, ao mesmo tempo, o interesse de especialistas e de leigos.
 
 
* Com informações da Agência Senado.