CHE – 50 anos da decisão do supersuper II


22/05/2009


Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama terminaram o campeonato carioca de 1958 empatados em primeiro lugar e foram disputar o triangular decisivo em turno único. O clube que alcançasse o maior número de pontos se sagraria campeão. 

No dia 21 de dezembro de 1958, no Maracanã, Vasco e Flamengo abriram a fase decisiva sob a arbitragem de Alberto da Gama Malcher. Os comandados de Gradim definiram a partida no primeiro tempo com gols de Pinga aos 11 minutos e de Almir aos 26. 

O Vasco formou com: Miguel, Paulinho, Belini, Orlando e Coronel; Écio e Roberto Pinto; Sabará, Almir, Waldemar e Pinga. 

O Flamengo perdeu com: Fernando, Joubert, Pavão, Jadir e Jordan; Dequinha e Moacir; Oton, Henrique, Luís Carlos e Babá. 

Uma semana depois, Botafogo e Flamengo se enfrentaram, no Maracanã, sob a arbitragem de Wilson Lopes de Souza. Derrotados pelo Vasco na primeira partida, os rubro-negros partiram com tudo contra os alvinegros. 

Paulinho Valentim abriu a contagem para o Botafogo aos 10 minutos, dando a impressão de que o Flamengo com nova derrota ficaria fora da disputa pelo título. A reação rubro-negra se fez sentir aos 14 minutos quando Dida empatou. O gol da vitória do Flamengo surgiu ainda no primeiro tempo por intermédio de Luís Carlos. 

A expulsão do grande Nilton Santos por reclamações ao árbitro e jogo violento acabou de desestabilizar o time do Botafogo, tirando-o o poder de reação. 

O Flamengo ganhou com: Fernando, Joubert, Pavão, Jadir e Jordan; Dequinha e Moacir; Luís Carlos, Henrique, Dida e Babá. A única alteração foi à entrada de Dida no lugar de Oton, passando Luís Carlos para a ponta-direita. 

O Botafogo alinhou com: Amauri, Cacá, Jorge, Ronald e Nilton Santos; Pampolini e Didi; Garrincha, Paulinho, Quarentinha e Neivaldo. 

No dia 3 de janeiro de 1959, o time do Vasco pisou o gramado do Maracanã necessitando apenas do empate para se sagrar campeão. Porém, a equipe alvinegra se superou mesmo com a ausência de Nilton Santos e venceu por 1 a 0 gol de Paulinho Valentim aos 3 minutos de jogo. Dirigiu a partida Gualter Gama de Castro. 

A equipe de General Severiano formou com: Amauri, Cacá, Tomé, Paulistinha e Beto; Pampolini e Didi; Garrincha, Paulinho, Quarentinha e Neivaldo. Na lateral esquerda Beto substituiu Nilton Santos e Paulistinha entrou no lugar de Ronald. Vemos João Saldanha comandando a equipe alvinegra. – Foto 3 – 

O Vasco foi derrotado com: Miguel, Paulinho, Belini, Orlando e Coronel; Écio e Roberto Pinto; Sabará, Almir, Waldemar e Pinga. 

Estava tudo como começou: Botafogo, Flamengo e Vasco empatados em primeiro lugar.