CHE – 50 anos da decisão do supersuper -I-


15/05/2009


Com a conquista do primeiro título mundial do futebol brasileiro em 1958, na Suécia, era grande a expectativa dos torcedores em relação ao campeonato carioca daquele ano.
 
Botafogo, Flamengo e Vasco possuíam em seus elencos alguns campeões do mundo, fato que os credenciavam a sérios candidatos ao título. Nilton, Santos, Didi e Zagalo vestiam a camisa alvinegra; Joel, Moacir e Dida pertenciam ao Flamengo; e Belini, Orlando Peçanha e Vavá jogavam no Vasco. Tínhamos ainda as presenças de Zózimo, no Bangu, e Castilho, no Fluminense. 

Na segunda quinzena de julho, Botafogo e Fluminense, respectivamente, campeão e vice do ano anterior, abriram o campeonato carioca de 1958, no Maracanã, apresentando ao público seus campeões mundiais. Os alvinegros venceram por 2 a 1. 

Flamengo e Vasco também começaram o campeonato com vitórias. Os rubro-negros derrotaram o Canto do Rio por 4 a 0 e os vascaínos ganharam do Bangu por 3 a 1. Vavá disputa a bola com Nilton dos Santos, enquanto Zózimo observa o lance. 

Na segunda rodada, Botafogo e Flamengo caíram diante do São Cristóvão e do América. Os cadetes venceram a equipe botafoguense por 2 a 1 e o time americano ganhou dos rubro-negros por 1 a 0. O Vasco não tomou conhecimento do Bonsucesso e venceu por 4 a 2. 

Na rodada seguinte, para surpresa de todos, o Vasco perdeu para o Madureira por 3 a 1, ficando Portuguesa e São Cristóvão isolados na liderança invicta. Em segundo lugar estavam Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. 

À medida que a Portuguesa e o São Cristóvão iam perdendo o fôlego e Botafogo, Flamengo e Fluminense tropeçavam, o Vasco passou a ser líder isolado ao ganhar do Canto do Rio por 3 a 0. A posição foi mantida com a vitória sobre o Fluminense por 1 a 0. 

Na 7ª rodada, depois do triunfo sobre o América, o Vasco com dois pontos perdidos se distanciou três dos vice-líderes. Na rodada seguinte, o Botafogo empatou com o América de 3 a 3 e caiu para a terceira colocação, permanecendo a dupla Fla-Flu em segundo lugar e o Vasco na liderança. 

Depois do empate de 1 a 1 no clássico dos milhões entre Flamengo e Vasco, o Fluminense ficou sozinho em segundo lugar com cinco pontos, indo o Flamengo se juntar ao Botafogo.
Até o final do primeiro turno, o Fluminense caiu para se recuperar com a chegada de Zezé Moreira, vencendo o América por 1 a 0 e o Flamengo por 3 a 1. O Botafogo alternou bons e maus resultados e o Vasco perdeu dois pontos precisos contra o São Cristóvão (1 a 1) e o Bonsucesso (3 a 3). 

Ao terminar a primeira rodada do returno, Vasco era o líder com sete pontos perdidos com um ponto de vantagem sobre o Botafogo. O Flamengo ocupava a terceira posição ao lado do Flamengo e do América com 11 pontos perdidos. 

Até a última rodada, o Vasco levava a vantagem de dois pontos sobre o Flamengo e o Botafogo. O empate contra o Flamengo na última rodada daria o campeonato ao clube de São Januário. Os rubro-negros ganharam por 3 a 1, o Botafogo venceu o São Cristóvão por 4 a 3, igualando os três times em primeiro lugar. 

Na próxima semana, falaremos sobre a inédita decisão do campeonato carioca de 1958, a qual ficou conhecida como supersuper.