Centro Cultural Jerusalém vira ponto turístico oficial


07/04/2009


Em ato que contou com o comparecimento do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, por meio da Lei estadual nº 5.375 o Centro Cultural de Jerusalém passou a constar como destino turístico oficial. A solenidade foi acompanhada do Presidente em exercício da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Jerônimo Alves, e do diretor do centro, pastor Marcos Bordallo.

Entre os convidados estiveram presentes o Vice-governador Luiz Fernando Pezão, a Secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, a Secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, e o Deputado estadual e Presidente da Comissão Brasil-Israel, Jodenir Soares, idealizador da lei que beneficiou o Centro Cultural.

O Centro Cultural de Jerusalém ocupa uma área de 736,7 m² na Av. Dom Hélder Câmara, nº 4.242, no bairro de Del Castilho(Zona Norte), e tem como atração a exposição permanente em miniatura da cidade de Jerusalém, no período da Era de Cristo. De acordo com os seus idealizadores, todos os detalhes contaram com a ajuda de especialistas vindos de Israel.

A exposição recebe, mensalmente, em média, a visita de 4 mil pessoas, principalmente nos finais de semana, sendo que deste total 20% são turistas de outros estados brasileiros. O Centro Cultural de Jerusalém também abre as suas portas para exposições temporárias.

Também compareceram ao evento o Presidente da Rede Record no Rio de Janeiro, Marcelo Silva; o Desembargador Siro Darlan; o Presidente Nacional do PRB, Vitor Paulo dos Santos; e o Deputado federal Eduardo Lopes.

Por causa da lei, a partir de agora o Governo do estado poder celebrar convênios e incentivar na rede estadual de ensino — com as Secretarias de Educação e de Cultura — atividades comemorativas relacionadas a Israel-Jerusalém, além de estimular a visitação permanente do Centro Cultural.