Centenário em edição especial do Jornalistas & Cia.


07/04/2008


Os cem anos da Associação Brasileira de Imprensa, 7 de abril, escolhido também para ser o Dia do Nacional do Jornalista, ganharam edição especial do informativo eletrônico Jornalistas & Cia. Segundo o editorial, “a epopéia do jornalismo brasileiro, que completa 200 anos de vida em 2008, divide com o centenário da ABI as atenções de que vê no exercício dessa profissão uma das portas de entrada para Cidadania, na plenitude do termo”.

Em artigo escrito especialmente para esta edição, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que “os cem anos da Associação Brasileira de Imprensa são cem anos luta pela liberdade de expressão no País. E a luta pela liberdade de expressão é a luta pela própria democracia no Brasil”. Para ele, a democracia de um Estado só se consolida e se fortalece quando a imprensa é livre “e a ABI, ao longo de um século, tem-se portado como a guardiã dos princípios mais altos da democracia, da liberdade de expressão e do jornalismo independente, crítico e apartidário”.

A edição do Jornalistas & Cia. Traz também uma entrevista com o Presidente da ABI, Maurício Azedo, na qual ele fala sobre o empenho da entidade em questões como liberdade de imprensa, direito de acesso às fontes de informação e direitos humanos. Sobre legado da entidade para a trajetória do jornalismo brasileiro, o jornalista diz que “a ABI introduziu um elemento novo no mundo do trabalho: uma associação de trabalhadores, uma organização de classe para defender os direitos da profissão”.