CBL abre inscrições para o Prêmio Jabuti 2014


16/04/2014


Troféu Jabuti 2014

Troféu Jabuti 2014

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para a edição 2014 do Prêmio Jabuti. Editores, autores, ilustradores, tradutores, capistas e designers podem inscrever seus livros em uma das 27 categorias do prêmio, que esse ano terá curadoria da escritora e magistrada Marisa Lajolo. Antonio Carlos de Moraes Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos de Menezes e Márcia Lígia Guidin completam o Conselho Curador.

Serão aceitas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, inscritas no ISBN e que apresentam ficha catalográfica. Até mesmo as antologias deverão ser compostas por textos integralmente inéditos para concorrer.

Em sua 56ª edição, o Prêmio Jabuti traz uma nova categoria especial: Tradução de Obra Literária Inglês-Português, concedida pela British Council. Esta premiação será composta por viagem a um festival literário no Reino Unido em 2015, com todas as despesas de transporte, estadia e alimentação incluídas, além da oportunidade de conhecer autores e tradutores britânicos e de ter acesso a fontes de pesquisa de seu interesse que estejam disponíveis durante o período da visita.

Para a presidente da CBL, Karine Pansa, estas novidades enaltecem o caráter do Jabuti, que em mais de meio século de existência, renova-se permanentemente, cumprindo sua missão principal de promover o livro, conferir visibilidade à produção editorial brasileira, reconhecer talentos e revelar novos escritores.

Os laureados em todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e o valor de R$ 3,5 mil. Os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção serão comtemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada. Os interessados devem se inscrever devem acessar www.premiojabuti.com.br. O site também disponibiliza o regulamento completo da premiação.