Casamento real mobiliza milhares de jornalistas


28/04/2011


A cerimônia de casamento do Príncipe Willian e de Kate Middleton vai mobilizar o trabalho de oito mil jornalistas de diversos países que estão credenciados para a cobertura do evento que acontece nesta sexta-feira, 29, em Londres, Inglaterra.
 
Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vão acompanhar o casamento pela TV. Cerca de 850 profissionais, entre jornalistas e técnicos farão a cobertura pela BBC, emissora oficial. Somente dentro da Abadia de Westminster estarão posicionados cerca de 20 equipamentos de filmagem de última geração, entre câmeras especiais sem fio e minicâmeras HD.
 
A BBC determina que não sejam feitas piadas e outras brincadeiras com base nas imagens cedidas.
 
Diccon Ransay, diretor do programa “X Factor”, de grande sucesso na Inglaterra, foi contratado para comandar o espetáculo. Segundo o tablóide inglês The Sun, Ransay foi escolhido para fazer da cerimônia “um reality show, o maior evento televisivo da história”.
 
Os telespectadores brasileiros poderão assistir a cerimônia nas emissoras Globo, Record, Band, RedeTV!, SBT, CNN International, CNN En Español, Globo News, Record News, Band News, GNT e E! que transmitem a partir das 5h, a chegada dos convidados e da família real à Abadia de Westminster, o casamento e o trajeto dos noivos em carruagem até o Palácio de Buckingham.
 
O primeiro casamento na família real britânica na era da internet será o principal assunto também nos sites noticiosos, blogs e redes sociais. O canal da família real no Youtube vai transmitir a cerimônia ao vivo, assim como outros veículos.
 
De acordo com estudo da empresa Greenlight, especialista em tecnologia, o evento religioso está gerando cerca de 9 mil menções diárias na internet, uma a cada 10 segundos.
 
 
*Com informações da Reuters e Na Telinha.