“Carta dos Cineastas do 25º. Tudo Verdade 2020”


05/10/2020


É com sentimento de pesar que nós, diretores dos filmes do 25º Festival Internacional de Documentários É TUDO VERDADE, manifestamos nosso total desacordo com os rumos da gestão cultural do país.

O governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro age, desde seu início, para atacar e silenciar brasileiros que fazem da cultura e da arte seu ofício, tratando-os como inimigos.

A atividade audiovisual está paralisada desde março de 2019 com a suspensão de editais e dos recursos públicos para a produção de filmes e séries. Isso tem provocado uma taxa crescente de desemprego, falência de empresas produtoras e fornecedoras e a ameaça da paralisia total do setor. Isso sem falar da Cinemateca Brasileira e todo seu acervo histórico que correm risco de destruição.

A realidade que nos cerca gritando em meio à paisagem agônica e aos incêndios de setembro não é uma mera metáfora! O fogo que destrói o Pantanal e a Amazônia ocorre sob o mesmo governo irresponsável que ignora a tragédia do COVID-19 e que despreza as Artes, a Cultura, a Educação e a Ciência. A situação é gravíssima!

Por isso, convidamos as realizadoras e realizadores a se voltarem mais uma vez para a realidade e, acima de tudo, não se intimidarem. É preciso sempre buscar formas de produzir e nunca parar, nem silenciar. Um país sem imagens de si mesmo, é como alguém que não sabe quem é.

Assinam:

Aurelio Michiles

Bernardo Vorobow

Bruno Moreschi

Carlos Adriano

Carol BEnjamim

Clarice Saliby

Claudio Moraes

Diógenes Muniz

Guga Millet

João Jardim

Jorge Bodanzky

Marcelo Machado

Mari Moraga

Mariana Lacerda

Paschoal Samora

Rafael Veríssimo

Roberto Berliner

Rubens Rewald

Silvio Tendler

Tali Yankelevich

Toni Venturi