Carl Bernstein vem ao Brasil


25/03/2010


O jornalista norte-americano Carl Bernstein, que denunciou o escândalo Watergate com seu colega Bob Woodward, que provocou a renúncia do Presidente Nixon, virá ao Brasil a convite da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro(Emerj), para participar de um seminário relacionado com a liberdade de expressão. 

O evento será realizado no dia 3 de maio, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e contará com a participação de convidados do Brasil e do exterior como Guillermo Zilog, da Globovision Venezuela; Jorge Ortiz, da Teleamazonas Equador; Hérnan Verdaguer, do jornal Clarín, da Argentina; Jayme Sirotsky, do Grupo RBS, do Rio Grande do Sul; e Ricardo Gandour, do Estado de S. Paulo.

Organizado em colaboração pela Emerj, Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão(Abert) e Associação Nacional dos Editores de Revista(Aner), o encontro será aberto com uma homenagem ao Ministro Ayres Carlos Britto, do Supremo Tribunal Federal(STF), relator da ação judicial que revogou a Lei de Imprensa, instituída pela ditadura militar.
O seminário incluirá a apresentação dos seguintes temas:

“O cerceamento às liberdades de expressão – visão histórica da evolução dos abusos pelo mundo”, por Jayme Sirotsky; “O cerceamento às liberdades de expressão na América Latina”, que terá como mediador Ricardo Gandour e como debatedores Guillermo Zilog, Jorge Ortiz e Hérnan Verdaguer; e, por fim, a intervenção de Carl Bernstein que discorrerá sobre o tema “Tendência mundial de controle da Educação”. 

O encontro, que conta com o apoio da Rede Globo de Televisão, será aberto à participação dos alunos da Emerj e de estudantes de Direito e de Comunicação Social, com entrada franca.

A programação do seminário foi discutida em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 24 de março, com a participação do Diretor-geral da Emerj, Desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos; e dos Desembargadores Fernando Foch e Walter Felippe D’Agostino, Presidente e Vice-presidente do Fórum da Democratização da Informação da Emerj, do Juiz Luiz Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, e o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, que integra o Fórum de Democratização da Informação da Emerj.