Candinho celebra memória do pai João Cândido no RS


Por Edir Lima

07/12/2015


fotocandinhoAdalberto do Nascimento Cândido, o Candinho, de 77 anos, filho caçula de João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata, participou, nos dias 4 e 5, no Rio Grande do Sul, de encontros que celebraram a memória de seu pai. Na ocasião, foi lembrado o motim de marinheiros que ocorreu de 22 a 27 de novembro de 1910, na baía de Guanabara.

Foram realizadas ações compartilhadas de ativistas sociais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, sob a direção de Domingos Oscar Soares Luz, Conselheiro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil – Ordens dos Advogados do Brasil (OAB/RS); do Jornalista Jesus Antunes, Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) – Rio de Janeiro; e do Mestre Griô, jornalista João Carlos Agostinho Prudêncio, Presidente da ONG Movimentação e Assessor de Comunicação da Federação Nacional das Entidades Habitacionais dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (FENAHTEC). Foi celebrado ainda o roteiro de atividades no Rio Grande do Sul, consolidando a memória histórica do legado de João Cândido.

No primeiro dia, além das solenidades, foi inaugurado o busto de João Cândido na entrada da cidade de Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, terra natal do Almirante Negro, e a celebração de um espaço cultural, com uma placa em que levou seu nome na Sala de Eventos do Clube Social Negro Tabajara. Candinho participou de três Rodas de Conversas contando a trajetória de seu pai.

No dia 5, em Porto Alegre, Candinho participou de gravação de documentário do Almirante Negro sobre “Revolta da Chibata”. Em seguida, integrou uma roda de conversa com Jair Kriscke, Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. À tarde, o Clube Social Negro Satélite Prontidão prestigiou o homenageado através de placa no Centro Cultural que leva o seu nome. As rodas de conversa, coordenadas pelo presidente do Satélite, Mestre Nilo Feijó, contou com a presença da Secretaria Municipal do Gabinete do Povo Negro de Porto Alegre, Elizete Moretto, do Secretário Municipal de Turismo, José Carlos Peres, dentre outras autoridade do poder público e de representantes da sociedade civil (foto).