Disputa de desfiles antigos anima carnaval 2021


09/02/2021


Campeonato de desfiles antigos anima o carnaval

Os aficionados dos desfiles de escolas de samba não precisam mais chorar de dor por não assistirem o espetáculo este ano. Na sexta-feira (12/2) e no sábado (13/2), a partir das 21 horas, acontece o campeonato de escolas de samba com desfiles antigos no canal Boi com Abóbora do YouTube. Os carnavais que passaram na Sapucaí voltam para uma disputa de tira-teima como se estivessem desfilando ao vivo. Essa foi a forma que o carnavalesco André Rodrigues e os jornalistas e escritores Fábio Fabato e João Gustavo Melo – idealizadores do canal – encontraram para preencher a tristeza da Sapucaí vazia em tempos de pandemia.

As apresentações ocorrerão na ordem do último sorteio da Liesa e os 40 julgadores darão nota nos tradicionais dez quesitos da folia real ( samba, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, harmonia, evolução, conjunto, alegorias e adereços, fantasias e enredo). Na Quarta-Feira de Cinzas (17/2), haverá a apuração para a escolha da grande campeã virtual dessa festa que mistura tempo e espaço.

No júri estarão jornalistas apaixonados pela Sapucaí como Eugênio Leal (ESPN e Fox Sports), Pedro Willmesdorf (O GLOBO), João Paulo Saconi (O Globo), Rafael Moraes (O Estado de São Paulo), Lucas Prata Fortes (Revista Época), Pedro Ivo Almeida (UOL e ESPN), Any Cometti (G1) e Rômulo Tesi (Band), além de sambistas como Leonardo Bessa, Milena Wainer e Eryck Quirino, entre outros. O presidente do corpo de jurados é o jornalista Rodrigo Hilário que já integrou o júri do carnaval carioca.

Além dos mapas oficiais com quatro graus por quesito, um prêmio especial, nos moldes do Estandarte de Ouro (O Globo), também será entregue para as melhores apresentações. A pesquisadora Rachel Valença, o jornalista Aydano André Motta e o professor Felipe Ferreira, idealizador do Centro de Referência do Carnaval (UERJ), vão liderar um debate e o julgamento desta premiação.

MODELO DE TRANSMISSÃO

Após votação com internautas, foram eleitos 12 desfiles concorrentes de todas as escolas de samba do Grupo Especial (nenhum deles terminou campeão em seus anos de origem). Todos serão exibidos com um som ambiente e nova narração e análises, como se estivessem acontecendo de verdade.

A apresentação será de Fábio Fabato, com comentários de André Rodrigues, João Gustavo Melo e dos produtores culturais Adriano Machado, Thayssa Menezes e Thiago Lacerda.

Hoje, sexta-feira, a partir das horas, no canal Boi com abóbora do YouTube:

  1. Imperatriz Leopoldinense – 1996 (Imperatriz Leopoldinense honrosamente apresenta Imperatriz Leopoldina);
  2. Mangueira – 2017 (Só com a ajuda do Santo)
  3. Salgueiro – 2007 (Candaces)
  4. São Clemente – 2015 (A incrível história do homem que só tinha medo…Fernando Pamplona)

5.Viradouro – 1998 (Orfeu, o Negro do Carnaval)

  1. Beija-Flor – 1986 (O mundo é uma bola)

Sábado, a partir das 21 horas:

1.Tuiuti – 2018 (Meu Deus, Meu Deus, Está extinta a Escravidão?)

  1. Portela – 1995 (Gosto que me enrosco)
  2. Mocidade Independente: 1997 (De corpo e alma na Avenida)
  3. Unidos da Tijuca – 2004 (O sonho da Criação e a Criação do Sonho: A Arte da Ciência Tempo do Impossível)
  4. Grande Rio – 2006 (Amazonas: Delírios e Verdades do Eldorado Verde)
  5. Vila Isabel – 1993 (Gbalá,Viagem ao Templo da Criação)

TERÇA – FEIRA (16/2), 19 horas:

Live com a entrega dos prêmios especiais (no canal Boi com Abóbora do YouTube)

QUARTA-FEIRA (17/2), 16 horas:

Apuração (canal Boi com Abóbora do YouTube)

Você pode assistir aos desfiles, clicando abaixo:

Sextahttps://www.youtube.com/watch?v=k-kk0nXPFDY

Sábado: https://www.youtube.com/watch?v=Zu20h5NEYvk