Campanha pelo petróleo volta às ruas


18/05/2010


Entidades que integram o Fórum contra a Privatização do Petróleo e Gás realizam nesta quinta-feira, dia 20, manifestação pelo Dia Nacional de Luta O Petróleo Tem que Ser Nosso. O objetivo da ação, programada em vários estados brasileiros, é a aprovação no Senado do projeto de lei para o petróleo (PLS 531/09).

No Rio de Janeiro, será realizada nesta quinta-feira, dia 20, passeata, com concentração a partir das 13h, em frente à Igreja da Candelária, no Centro do Rio. Os manifestantes seguirão em caminhada até o edifício sede da Petrobrás, na Avenida Chile. Caravanas de diversos municípios como Niterói, Petrópolis, Volta Redonda e Baixada Fluminense participam do evento, ao lado de representantes de entidades estudantis, sindicatos, organizações sociais, intelectuais, parlamentares. 

Na sexta-feira, dia 21, a partir das 19h, diversos artistas participam de um ato-show na Lapa, em apoio ao PLS 531/09

No Distrito Federal, no dia 20, a União Nacional dos Estudantes vai liderar uma passeata até o Congresso Nacional, em alusão à campanha “O Petróleo é Nosso”, movimento popular que, nas décadas de 40 e 50 contribuiu para a conquista do controle exclusivo da União sobre a exploração do petróleo e a criação da Petrobras. A queda do monopólio estatal do petróleo ocorreu em 1995, no Governo Fernando Henrique.

A campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso” defende o fim da privatização, a retomada do monopólio estatal e a garantia da aplicação de seus recursos nos setores da saúde, educação, moradia, reforma agrária e desenvolvimento de energias limpas.

*Com informações da Agência Petroleira de Notícias