Brasil é recordista de censura ao Google


16/02/2011


Um relatório do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) aponta o Brasil como o País onde o conteúdo do Google é mais censurado. O documento revela que, somente no primeiro semestre do ano passado, 270 links foram removidos com base em ações judiciais. Ao todo, foram registrados 398 pedidos, o dobro da Líbia, que ocupa o segundo lugar.
 
O levantamento do CPJ mostra que a maioria dos pedidos foi feita por meio de ações judiciais, solicitadas por empresários, políticos e funcionários públicos. Nem todo o material removido é de conteúdo jornalístico, boa parte é de produtos considerados “abusivos ou ilegais”.
 
Uma pesquisa do Centro Knight para o Jornalismo, do Texas (EUA), apontou ainda que nas semanas anteriores à eleição presidencial, foram emitidas 21 ordens de censura pelos juízes brasileiros. Além disso, diversas agências de notícias receberam multas ou tiveram que remover conteúdos.
 
 
* Com informações do EstadãoI>
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo o Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), no ano passado o Brasil foi o recordista em pedidos de censura ao conteúdo do Google. Somente no primeiro semestre de 2010, foram atendidas 270 solicitações remoção de textos jornalísticos do site, 177 por ordens judiciais.