Brasil é o 2º no ranking dos pedidos de remoção de conteúdo no Twitter


Por Igor Waltz*

20/02/2015


O Brasil é o segundo país com o maior número de ordens judiciais para remoção de mensagens publicadas no Twitter, entre julho e dezembro de 2014, aponta o relatório elaborado pela própria rede social. Ao registrar 27 decisões cumpridas, o país fica atrás apenas da Turquia, onde a rede social atendeu 328 determinações. Os Estados Unidos estão na terceira posição, com seis ordens judiciais.

O levantamento mostra que o contexto político do Brasil catalisou as decisões judiciais contra os conteúdos publicados. Das 27 ordens emitidas, 18 delas estavam relacionadas às campanhas eleitorais.

A Turquia e o Brasil também estão no top do ranking chamado “conteúdo retido”, no qual a mensagem fica indisponível apenas em um território específico. Aqui, a situação ocorreu com 101 publicações.

Em todo o mundo, entre o primeiro e o segundo semestre de 2014, os pedidos judiciais de retirada de conteúdo cresceram quase 84%, passando de 433 para 796 solicitações. Em 2013, foram 60 ordens de retirada no primeiro semestre e 377, no segundo.

O relatório de transparência do Twitter pode ser acessado, em inglês, pelo link https://transparency.twitter.com/removal-requests/2014/jul-dec.

*Com informações do Portal Imprensa e do Twitter.