Brasil cai no ranking de liberdade de imprensa


25/01/2012


O aumento da violência e a morte de três repórteres levaram o Brasil à 99ª classificação no ranking de liberdade de imprensa. O relatório, com base em 179 países, foi elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras. Com esse resultado o país perdeu 41 posições em relação a 2010, quando ocupava a 58ª posição.
 
A RSF divulgou o relatório nesta terça-feira, 25 de janeiro, destacando “o alto índice de violência no Brasil, o crime organizado e atentados contra o meio ambiente” como as principais ameaças aos profissionais de imprensa no País. 

Sem citar os três crimes apurados pelo relatório, a RSF aponta as regiões Norte e Nordeste como as mais ameaçadoras para os jornalistas. Segundo a organização, a queda do Brasil no ranking foi a mais acentuada da América Latina.

O Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, lamentou a situação do País apontada no relatório:
— É um dado que demonstra como a liberdade de expressão vem sendo golpeada no país, mesmo quando estamos submetidos a uma constituição democrática. Essa triste situação (da queda no ranking) decorre principalmente da violência contra jornais e jornalistas no interior do país. No ano passado, nós tivemos pelo menos 11 assassinatos de jornalistas. Os crimes não são sequer esclarecidos e os meios para a punição e investigação são muito precários. Só posso dizer que é lamentável, depois de anos de luta a favor da liberdade de imprensa, hoje se constatar essa realidade.

O estudo da RSF é elaborado há dez anos. Os três primeiros colocados na edição 2011-2012 do ranking foram Finlândia, Noruega e Estônia. O Uruguai (32º) atingiu a melhor posição entre os países da América Latina, seguido de Argentina (47º), Chile e Paraguai (80º). Os últimos colocados são Turcomenistão, Coreia do Norte e Eritreia.

Recentemente, a International News Safety (Insi) classificou o Brasil como o oitavo país do mundo mais perigoso para o trabalho da imprensa. Em 2011, cinco pessoas morreram no exercício da profissão de jornalista.

* Com informações de O Globo, RSF e Estadão.