Blogueira cubana Yoani Sánchez chega ao Brasil


18/02/2013


A blogueira cubana Yoani Sánchez, de 37 amos, autora do site “Generación Y”, foi recebida com protestos ao desembarcar na madrugada desta segunda-feira, 18 de fevereiro, no Brasil, primeira parada de seu giro internacional de 80 dias. Yoani foi recebi por um grupo de militantes pró-Cuba no Aeroporto Internacional de Guararapes, no Recife. A cena se repetiu pela manhã, ao desembarcar no aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador.
 
Cerca de 20 pessoas vinculadas à União da Juventude Socialista (UJS) esperavam Sánchez no aeroporto, com cartazes nos quais a tachavam de “mercenária” e a acusavam de ser financiada pelos Estados Unidos. Os manifestantes, que também levavam cartazes com elogios ao sistema socialista cubano, gritavam “Cuba sim, ianques não”. Para evitar que o incidente com os militantes comunistas em Recife se repetisse, Yoani desembarcou em Salvador por uma porta diferente do resto dos passageiros.
 
Na noite desta segunda-feira, Yoani será a convidada especial de uma sessão na qual será projetado o documentário Conexão Cuba-Honduras, produzido pelo cineasto Dado Galvão, e no qual ela é uma das entrevistadas. A projeção acontece em Feira de Santana, na Bahia, para onde Yoani irá nas próximas horas. 
 
A blogueira opositora ao regime de Raul e Fidel Castro se disse surpresa com sua recepção ao País. “Foi um desembarque cercado de muita euforia. De um lado encontrei muitas palavras de apoio, que me deram ânimo. Por outro lado, encontrei pessoas que buscaram me insultar. Mas isso é da democracia. Será um grande alegria para mim se em um dia, em Cuba, as pessoas puderem se manifestar desta maneira”, disse Yoani.
 
Após cinco anos recebendo negativas do Governo de Cuba para poder sair de seu país, Yoani pôde finalmente entrar em um avião no último domingo, 17 de fevereiro, para empreender uma viagem internacional, que começará pelo Brasil e passará por países da América e da Europa.
 
* Com informações da revista Época, portal Terra e jornal A Tarde (BA).