Bastos Tigre recebe livros sobre futebol brasileiro


19/12/2012


O acervo bibliográfico da ABI sobre o futebol brasileiro ganhou um importante reforço. A Maquinária Editora, do Rio de Janeiro, acaba de doar à Biblioteca Bastos Tigre, localizada no 12º andar do edifício-sede da Casa do Jornalista, uma coleção de livros sobre importantes momentos de grandes clubes brasileiros e do jornalismo esportivo. A editora também cedeu à instituição a biografia do produtor cultural mineiro Fernando Monstrinho, responsável pelo lançamento de grandes bandas de rock brasileiras.
As obras estão disponíveis para consulta e empréstimo aos sócios da ABI de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
 
É esta a lista de publicações doadas:
 
1981 – Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano
 
Lançado em 2011, o livro dos jornalistas André Rocha e Mauro Beting é uma edição comemorativa dos 30 anos da conquista do título de campeão mundial pelo Flamengo. A obra relembra como o time liderado por Zico conquistou a Taça Libertadores e o Mundial Interclubes e passou a ser admirado em todo o mundo. Com capa de Julio Galhardi, o livro traz ainda fotos inéditas e entrevistas com os principais protagonistas da equipe, como Zico, Júnior, Adílio, Andrade, Nunes, entre outros.
 
100 anos de bola, raça e paixão
 
Um resgate da trajetória centenária de um dos mais tradicionais clubes brasileiros. Esse é o objetivo do livro escrito pelos flamenguistas Paschoal Ambrósio Filho (também autor de “Pentatri” e “6 x Mengão”), Arturo Vaz e Celso Júnior, que reúne centenas de imagens, desenhos com reproduções de gols históricos e símbolos do Flamengo. Com o texto da quarta capa assinado pelo escritor e jornalista rubro–negro Ruy Castro e com capa de Julio Galhardi, a publicação lançada este ano traz ainda a lista dos cem maiores ídolos do time e dos cem maiores jogos nesse primeiro centenário.
 
Como esta estrela veio parar no meu peito – Os 70 anos da fusão do Botafogo
 
O jornalista alvinegro Rafael Casé conta nessa obra os episódios mais belos e dramáticos desde a fusão do Botafogo Futebol Clube com o Botafogo de Regatas, em dezembro de 1942, até os dias de hoje. Lançado em 2012 como parte das comemorações dos 70 anos da história do clube, o livro, fruto de um resgate minucioso da história do clube, é ilustrado com fotos raras e conta com prefácio do jornalista Arthur Dapieve e capa de Julio Galhardi.
 

Os dez mais do Santos

 
O clube da Vila Belmiro sempre contou com uma tradição de formar grandes craques. Por isso, “Os dez mais do Santos”, lançado em 2012, é um dos títulos mais aguardados da Coleção Ídolos Imortais, que traz outros dez livros sobre grandes nomes do futebol brasileiro. No ano em que o Santos comemora os 100 anos de sua fundação, o jornalista Thiago Arantes retrata o perfil de jogadores desde Feitiço e Pagão, passando pelo Rei Pelé, até Robinho e Neymar. Com capa de Fábio Mendes, o livro reúne fotos históricas e caricaturas dos grandes ídolos.
 
Os dez mais do Atlético Mineiro
 
O livro, lançado também este ano, é o último da Coleção Ídolos Imortais. Ao longo de 176 páginas, o jornalista mineiro Eduardo Murta descreve a história de dez grandes craques que vestiram a camisa do clube, desde Mário de Castro, Ubaldo e Kafunga até Dario, Cerezo, Reinaldo, Éder, Luisinho e Marques. A obra, com capa de Fábio Mendes, traz os momentos mais marcantes do clube contado pelos feitos dos seus maiores ídolos.
 

1952 – Fluminense campeão do mundo

 
Há exatos 60 anos, aconteceu a Copa Rio, chancelada pela Fifa e que reuniu os maiores clubes de futebol do mundo naquele momento, entre eles Sporting, de Portugal; Grasshopper, da Suíça; Peñarol, do Uruguai; o Áustria Viena e o Corinthians. Naquele ano, porém, a taça foi para as mãos do Fluminense, que naquele ano comemorava seus 50 anos e consagrou-se como uma das principais instituições esportivas do planeta. Esse período de enorme glamour da história do clube é rememorado pelo livro “1952 – Fluminense campeão do mundo”, do historiador Eduardo Coelho. A obra, lançada este ano, traz imagens de bastidores e texto de abertura assinado pelo magistrado e ex-Presidente do Fluminense Francisco Horta.
 
Sarriá 82 – o que faltou ao futebol-arte?
 
O ano de 2012 marca os 30 anos da chamada Tragédia do Sarriá, a traumática eliminação da Seleção Brasileira para a Itália na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Mesmo não tendo sido vitoriosa, a Seleção liderada por Telê Santana e formada por nomes como Falcão, Zico, Sócrates, Cerezo, Leandro, Júnior e Éder entrou para a História e é lembrada como sinônimo de futebol-arte. Para explicar o que de fato aconteceu nos gramados espanhóis, os jornalistas Renato Zanata e Gustavo Roman mergulharam fundo nesse momento e mostram quais foram os pontos fracos da equipe e como a seleção italiana soube explorá-los bem, garantindo a vitória por 3 a 2. Com capa de Julio Galhardi, o livro foi lançado este ano.
 
No Blog do Juca Kfouri
 
Esta obra reúne crônicas esportivas assinadas pelo médico oftalmologista pernambucano Roberto Vieira, que com um texto tão inovador conquistou a admiração de Juca Kfouri e ganhou espaço no blog esportivo do jornalista, um dos mais acessados do Brasil. As narrativas, escritas com rara sensibilidade, resgatam grandes personagens da História do futebol. A obra tem projeto gráfico de Julio Navarro e traz o prefácio assinado por Juca Kfouri, a quarta-capa de Roberto Sander e a orelha de Celso Unzelte.
 
20 Jogos eternos do São Paulo
 
Este é o primeiro volume da Coleção Memória de Torcedor, que pretende resgatar os maiores jogos da História dos grandes clubes brasileiros. A primeira edição, assinada pelo jornalista Fábio Matos e com prefácio de Arnaldo Ribeiro, revive grandes momentos protagonizados por ídolos como Leônidas, Zizinho, Pedro Rocha, Serginho, Careca, Muller, Raí, Rogério Ceni, entre muitos outros, em partidas escolhidas por são-paulinos ilustres. O livro, com capa de Julio Navarro e caricaturas de Alviño, foi lançado este ano e traz infográficos de gols, fotos de times de todas as épocas e caricaturas com perfis de grandes craques do clube.  
 
Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa
 
O produtor cultural mineiro Fernando Monstrinho, responsável pelo lançamento de grandes bandas do cenário musical brasileiro como Skank e Jota Quest, sofreu com o baque ao ser diagnosticado em 2004 como portador da esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa grave, que o fez ficar dependente de uma máquina para respirar. Em “Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa”, Monstrinho conta sua história de superação e, mesmo limitado a uma cama, mantém sua empresa funcionando e continua a ter ideias para novos shows e eventos. Na obra, que o produtor escreveu com o movimento dos olhos, revela com certa dose de humor sua rotina e reúne fotos e depoimentos de amigos. Lançado este ano, com capa de Marcus Castro, o livro foi vencedor do Prêmio Sentidos: melhor literatura escrita por deficiente físico.
 
A Maquinaria Editora fica na Rua Olegarinha, 47, Grajaú, Rio de Janeiro. Para conhecer outras de suas publicações, acesse o site www.maquinariaeditora.com.br.