Atualidade de filme de 1949 impressiona


20/06/2008


 Augusto Oiticica

O cineasta Sérgio Santeiro, curador do Cine ABI, e o artista plástico Augusto Oiticica prestigiaram a terceira sessão da mostra Imprensa no Cinema que, na opinião de Santeiro, reúne caprichada seleção de clássicos:
— “A grande ilusão” é representante desse elenco de excelentes títulos. Embora lançado há quase 60 anos, o ritmo é dinâmico e o enfoque permanece atual.

A atuação dos atores chamou a atenção de Oiticica:
— O desempenho forte condiz com os prêmios recebidos pelo elenco e a produção, também a cargo do diretor Robert Rossen.

Para o artista plástico, o filme exibe com clareza e atualidade a relação da imprensa com o poder:
— A linguagem é realista e aponta a influência da mídia nas questões políticas dentro de uma sociedade capitalista.


Justiça social

Baseado no romance de Robert Penn Waren (vencedor do Prêmio Pullitzer de 1949), inspirado na carreira de Huey Long, que governou o Estado da Lousiana (EUA) entre 1928 e 1932 e foi Senador de 1932 a 1935, “A grande ilusão” narra a ascensão e queda de um político do interior, Willie Stark (Broderick Crawford), que começa a carreira exigindo reformas e justiça social, mas acaba embriagado pelo próprio poder.

O personagem principal do drama é um homem simples que decide se candidatar para lutar contra as injustiças cometidas por políticos. Para tal, recebe o auxílio de um jornalista (John Ireland) e de uma mulher (Mercedes McCambridge) que coordena seus movimentos políticos. O poder e a ambição o transformam em um político corrupto e inescrupuloso, que consegue escapar de um impeachment, mas não do destino trágico de sua vida.

A narrativa aproxima-se da linguagem documental nesta obra aplaudida por revelar os bastidores da política e da imprensa.
A produção, com orçamento inferior a U$ 1 milhão, destaca-se ainda pelo método de trabalho original de Robert Rossen: os atores leram o roteiro apenas uma vez e improvisaram durante as filmagens. A ousadia deu ao diretor o Globo de Ouro na categoria.

No elenco, além dos premiados Broderick Crawford e Mercedes McCambridge, estão Joanne Dru, John Derek, Shepperd Strudwick, Anne Seymour, Ralph Dumke, Walter Burke, Raymond Greenleaf e John Ireland, indicado ao Oscar de ator coadjuvante.