Atentado a bomba contra sede de TV mexicana


27/08/2010


Um carro-bomba explodiu pouco depois da meia-noite desta sexta-feira, dia 27, em frente ao edifício-sede da rede de TV mexicana Televisa, em Ciudad Victoria, no Estado de Tamaulipas, o mesmo onde foram encontrados, no dia 25, em um rancho, 72 cadáveres de imigrantes das Américas Central e do Sul assassinados por narcotraficantes ante a negativa de se unirem às atividades criminosas.
 
Ninguém ficou ferido na explosão, que afetou o sinal da emissora e provocou danos ao prédio e a alguns veículos estacionados nas proximidades. A área foi cercada por militares e polícias federais.
 
Este é o segundo carro-bomba que explode em Ciudad Victoria, somente no mês de agosto.
 
De acordo com a Folha de S.Paulo, os jornais da cidade de San Fernando, no Estado de Tamaulipas, a 160 km ao sul de Browsville, no Texas (EUA), local do massacre, evitam noticiar informações sobre os crimes. Sob anonimato, temendo represálias, alguns jornalistas teriam admitido à Folha que apenas veículos baseados na capital federal ou em Ciudad Victoria, capital estadual, podem noticiar acusações ao narcocartel Zetas. 
 
Desde dezembro de 2006, em meio à onda de assassinatos pela violência do narcotráfico, mais de 28 mil pessoas foram mortas no México. O Presidente Felipe Calderón disse nesta sexta-feira, 27, que seu Governo continuará enviando forças federais a Estados e municípios “para conter a ação dos criminosos”, como parte das operações antidrogas lançadas há quase quatro anos.
 
*Com informações de O Globo e Folha de S. Paulo.