APP lança publicação comemorativa de 75 anos


17/06/2013


Capa do livro "O Profissional da Propaganda - O amanhã é todo dia". (Crédito: Divulgação).

Capa do livro “O Profissional da Propaganda – O amanhã é todo dia”. (Crédito: Divulgação).

A Associação dos Profissionais da Propaganda – APP, em comemoração aos seus 75 anos de atuação na defesa dos profissionais que atuam no mercado publicitário, lançou o livro “Profissionais de Propaganda – Um galo na cabeça”. A obra, que reúne depoimentos, artigos e pesquisas, apresenta uma visão de como a Publicidade se tornou uma atividade profissional influente e contribui para a vida em sociedade e para a movimentação da economia.

A obra é dividida em duas partes: a primeira relembra todo o passado da APP, iniciando por sua fundação e mostrando em detalhes todos os processos pelo qual o mercado publicitário passou e que ajudaram o profissional a se estabelecer até chegar ao presente; já a segunda é dedicada ao futuro e discute para onde a instituição e também a propaganda estão caminhando, levantando questões sobre as incertezas com as quais a indústria terá de conviver nos próximos anos.

Para contar essa história e debater o futuro, foram convocados nomes de relevância do mercado para darem seus depoimentos, como Roberto Civita, Washington Olivetto, Julio Ribeiro e outros profissionais. “Quem de fato precisa ser ouvido no mercado, aqueles que não podem faltar”, afirma Ênio Vergeiro, atual presidente da associação.

Segundo o executivo, o livro mostra quem é o profissional da propaganda e como o seu trabalho evoluiu da década de 1980 até os dias atuais, evidenciando a diferença de atuação entre as gerações de publicitários. “O livro é um documento, tem um aspecto histórico. Quando publicamos a edição dos 70 anos, vimos que ela tinha servido para pontuar o momento do nosso mercado. Imagino que, no futuro, ele sirva para mostrar que nossa vida era assim, que se trabalhava deste modo e que o modelo de negócio era este. A intenção é deixar um documento para a APP”, avalia.

Quanto à história da associação, a obra destaca seu papel de relevância nos bastidores do mercado publicitário, servindo como uma mola propulsora de muitas ações que fomentaram as bases para que o Brasil fosse mundialmente conhecido por sua indústria da propaganda. Vergeiro lembra que importantes instituições do setor tiveram como origem a mobilização de profissionais vinculados à APP, como é o caso da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar e dos grupos de Mídia, Atendimento e Planejamento. “A APP foi o guarda-chuva de tudo isso. Nada teria sido criado se não houvesse uma sede, uma base, uma associação com esses profissionais participativos que buscam fazer coisas em prol do mercado”, diz o presidente.

Os interessados podem adquirir o livro impresso por meio desse link pelo valor de R$ 120 mais postagem. A versão online do livro pode ser baixada nesse aqui.

* Com informações do site Propmark e da APP-Brasil.