Assembléias e Câmaras saúdam a ABI


23/05/2008


Diversas Casas Legislativas de todo o Brasil têm enviado mensagens de felicitação à Associação Brasileira de Imprensa, em razão das comemorações do 100º aniversário de sua fundação, celebrado no dia 7 de abril. Desta vez as manifestações partiram das Assembléias Legislativas de Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e das Câmaras Municipais de Araguari, Campinas, Fortaleza, Santos e São Caetano do Sul.

No início deste mês, a Assembléia Legislativa de Goiás aprovou em plenário a proposição nº 1.125, de autoria do Deputado Júlio da Retífica, na qual o parlamentar destaca a figura de Barbosa Lima Sobrinho e declara que a medida “visa a lembrar a importância da imprensa e da ABI nas conquistas pelas garantias democráticas ocorridas no último século”.

Em Minas Gerais, o Deputado Doutor Viana, na justificativa apresentada aos colegas parlamentares, disse ser justa e merecida a homenagem do povo mineiro a uma instituição centenária, cuja história se confunde com a de seu fundador, Gustavo de Lacerda. “Entidade esta que jamais deixou de cumprir os objetivos que a originaram (…) e que sob a liderança de Herbert Moses construiu a sua sede, que representa um marco na arquitetura moderna brasileira”, conclui o texto.

No Nordeste, por iniciativa do Deputado Alberto Feitosa, a Alerj de Pernambuco também registrou em seus anais as congratulações que os parlamentares daquela Casa dedicaram à ABI e à classe jornalística, em razão de o 7 de abril ter sido também escolhido como o Dia Nacional do Jornalista.

Para o Deputado Alberto Feitosa, os jornalistas têm o grande papel de trabalhar em favor da sociedade, levando a informação. Diz ele que a atividade profissional do jornalista ajuda a interpretação da realidade: “Em cada sociedade, os jornalistas ajudam a produzir cultura, a constituir ou desconstituir movimentos coletivos, a legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas. São, portanto, profissionais que cumprem uma função social”, afirma.

Aos se referir à ABI, Alberto Feitosa fez uma longa exposição sobre a história da entidade, de seu fundador e do conterrâneo e ex-Presidente Barbosa Lima Sobrinho. E lembrou a atuação da associação em favor dos jornalistas durante os períodos de ditadura vividos no País, no Estado Novo e pós-golpe mitar, e em eventos nacionalistas, como a campanha “O petróleo é nosso!”

Moções municipais

É de autoria do Vereador Aladino Antônio Costa a moção de parabenizar a ABI, aprovada em plenário da Câmara Municipal de Araguari-MG. Em ofício endereçado ao Presidente da entidade, Maurício Azêdo, o Vereador aproveita para “transmitir os cumprimentos pelos cem anos de atividades, divulgando os fatos que acontecem no cenário nacional”.

Sob o mesmo pretexto, a Vereadora Teresinha de Carvalho aprovou moção na Câmara municipal de Campinas, que felicita a ABI pelo centenário. A Vereadora justificou sua iniciativa dizendo que, “com a criação da ABI, os jornalistas tomaram um forte impulso na luta pela conquista da dignidade da profissão”.

Duas outras Casas Legislativas municipais do Estado de São Paulo aprovaram moções de congratulações à ABI: a de São Caetano do Sul, por meio do Vereador Edgard da Nobre Gomes; e a de Santos, por iniciativa dos Vereadores Braz Antunes Mattos, Paulo Gomes Barbosa e Marcelo Del Bosco.

A Câmara Municipal de Fortaleza-CE, seguindo proposta do Vereador Mário Hélio, também aprovou em plenário votos de congratulações à ABI pelos cem anos de atividades.

Academia

A Associação Brasileira de Imprensa também tem recebido ainda muitas saudações da classe acadêmica, como a da professora doutora Maria Fernanda S. Quintela da C. Nunes, que dirigiu ofício à Casa, parabenizando a entidade pelo seu centenário em nome do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do qual é Diretora.