Assembléia aprova relatório e contas


16/04/2009


Reunida nesta quinta-feira, 16 de abril, a Assembléia-Geral Ordinária Anual da ABI aprovou, por unanimidade, o parecer do Conselho Deliberativo da Casa favorável à aprovação do Relatório da Diretoria exercício social 2008/2009 e as Contas de Gestão do ano civil de 2008 em comparativo com o anos civil de 2007.

A Assembléia-Geral foi presidida pelo jornalista Lênin Novaes, que convidou para compor a Mesa os associados Estanislau Alves de Oliveira e Marcus Miranda. Para Presidente de Honra da Assembléia foi convidado o ex-Prefeito e ex-Governador Marcello Alencar, que foi correspondente do Correio da Manhã, nos Estados Unidos, na Assembléia-Geral da ONU, em Nova York no começo dos anos 70.

Nessa época, Marcello Alencar teve que se exilar do País para fugir das perseguições que sofreu do regime militar, como advogado de líderes da resistência à ditadura, entre os quais o ex-Deputado Vladimir Palmeira, então Presidente do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco), da antiga Faculdade Nacional de Direito, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O ex-Governador disse que compareceu à Assembléia por dois motivos: o reconhecimento do papel da ABI na defesa da liberdade de imprensa e do estado de direito, e também para homenagear o Presidente Maurício Azêdo, que foi seu companheiro no Partido Democrático Trabalhista (PDT), nas duas vezes que esteve à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Assembléia-Geral aprovou também por unanimidade moção do associado e membro do Conselho Deliberativo da ABI, Mário Augusto Jakobskind, para que a Casa se dirija aos Ministros da Justiça e Defesa e ao Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, pleiteando a abertura dos arquivos da Operação Condor, que unificou a repressão de cinco países (Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile) do Cone Sul, durante a ditadura militar a que esses Estados foram submetidos.

Indagado sobre a razão do pedido, explicou Jakobskind que o pesquisador Martin Almada descobriu que nesses países foram mantidos os arquivos da Operação Condor. Ele propôs igualmente que a ABI integre o Comitê de Organização da Conferência Nacional de Comunicação — programada para dezembro deste ano — e que participe também das conferências regionais sobre a comunicação. Durante a discussão das moções de Jakobskind falaram os associados Jorge Nunes, Alfredo Belmont Pessoa e Pery Cotta, Presidente do Conselho Deliberativo.

A Assembléia manifestou o seu aplauso a Jorge Nunes por ter sido nomeado pelo Prefeito Eduardo Paes para exercer o cargo de Administrador Regional do bairro do Gericinó, recentemente criado e cujas atribuições se estendem à Vila Kennedy entre outras comunidades da Zona Oeste. Nunes que é membro suplente do Conselho Deliberativo toma posse no dia 9 de maio, na Escola Municipal Jorge Zarur.

A Assembléia-Geral da ABI terá prosseguimento nesta sexta-feira, dia 17, quando se realizará, das 10h às 20h, a eleição para composição do terço do Conselho Deliberativo e os sete membros do Conselho Fiscal. 

Por proposta de Lênin Novaes funcionarão como escrutinadores os associados Leda Acquarone, Ilma da Silva Martins e Luiz Carlos de Souza.