Assassino de Tim Lopes foge de presídio


05/02/2013


Entre os 27 criminosos que conseguiram fugir no último domingo, 3 de fevereiro, do Instituto Penal Vicente Piragibe, no complexo prisional de Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, está um dos responsáveis pela morte do jornalista Tim Lopes, assassinado em 2002. Claudino dos Santos Coelho, mais conhecido como Xuxa, foi condenado pelo 1º Tribunal do Júri a 23 anos e seis meses de prisão.
 
Na madrugada de domingo, 31 presos escaparam do presídio pela tubulação de esgoto. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – Seap, até o momento, quatro presos foram recapturados: Antonio Luis de França, Rafael Silva Souza, Reginaldo Fernandes da Silva e Rogério Fernando Cunha de Abreu. Uma sindicância interna foi aberta para apurar as circunstâncias da fuga dos presos. A Corregedoria da Seap já começou a ouvir carcereiros e os presos recapturados.
 
Segundo Seap, desde 2002 não ocorre uma fuga em grupo no complexo. As buscas estão sendo concentradas na rede de esgoto porque a maioria dos presos não conseguiu sair da tubulação. Policiais do 14º BPM (Bangu) foram acionados para ajudar nas buscas. Os internos recapturados serão transferidos para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I).
 
Caso Tim Lopes
 
O jornalista Tim Lopes foi morto enquanto fazia uma reportagem sobre a exploração sexual de menores e venda de drogas nos bailes funk do Rio de Janeiro. Os criminosos teriam descoberto que ele era repórter e ordenaram a sua execução.
 
Xuxa foi condenado a 23 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver, mas conseguiu uma progressão de pena para ir para o regime semiaberto em 2008.
 

* Com informações do jornal Folha de S. Paulo, O Globo e do Portal Imprensa.