Assassinato de JFK em debate no Cine ABI


28/10/2008


O Cineclube da Casa da América Latina retoma a parceria com a ABI na exibição mensal de filmes. Nesta quinta-feira, 30, o cartaz é “ZR — O rifle que matou Kennedy”, do cineasta Marco Antonio Cury, com roteiro da jornalista Claudia Furiati, que participará de debate com a platéia após a sessão, que tem entrada franca.

“ZR” baseia-se em livro da jornalista, que passou 13 meses em Cuba, recolhendo informações sobre o assassinato de John F. Kennedy, ocorrido em 22 de novembro de 63:
— A investigação de Furiati trouxe informações novas sobre o caso — diz o jornalista Mario Augusto Jakobskind. — Ela as recolheu junto ao serviço secreto de Cuba, que, num primeiro momento, foi absurdamente acusado de ter cometido o assassinato.

Mario Augusto, que é membro da Casa da América Latina e do Conselho da ABI, destaca também a atualidade do tema:
— Ontem (dia 27), dois jovens neo-nazistas foram presos nos EUA, acusados de tramar o assassinato do candidato à Presidência Barack Obama, o que prova que a história pode se repetir.

“ZR — O rifle que matou Kennedy” será exibido às 18h30 na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio).