Artigo: “Dia histórico para a Crônica Esportiva”


Por Lóris Baena Cunha

25/11/2013


“O dia 22 de novembro ficará marcado para sempre na crônica esportiva brasileira, data da criação da ACEB – Associação de Cronistas Esportivos do Brasil acontecimento realizado no Rio de Janeiro, na sede da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, por uma plêiade de notáveis jornalistas da imprensa falada, escrita e televisionada de várias regiões do país. Foi um dia alegre e festivo para os fundadores e convidados que compareceram no auditório Belizário de Souza, no 7º andar da tradicional entidade nacional. Para abrilhantar mais ainda as festividades, dando seu apoio irrestrito, esteve presente o presidente da ABI, jornalista Fichel Davit Chargel o qual desejou para a associação que iria nascer dentro de instantes, uma existência vitoriosa, mesmo porque os seus fundadores eram jornalistas respeitáveis em todas as cidades esportivas do país.

Às doze horas, horário marcado para a abertura da reunião, Eraldo Leite, da Rádio Globo do Rio de Janeiro, como anfitrião, falou aos presentes sobre o porque da necessidade da criação de uma sociedade para unir toda a crônica esportiva do Brasil, e que esse movimento vinha desde o inicio do ano em curso, através de emails e outras formas de correspondências e em seguida pediu aos presentes que elegessem o presidente e o secretário para a direção dos trabalhos, sendo eleitos por unanimidade os jornalistas Luiz Ademar, presidente da Associação de Cronistas Esportivos de São Paulo e Lóris Baena Cunha, presidente do Conselho Superior da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro, os quais tomaram as suas funções, convidando imediatamente para a mesa dos trabalhos o notável advogado em assuntos esportivos, dr. Marcus Donnati para dirimir qualquer assunto que se fizesse necessário. Abrindo a reunião o presidente colocou em votação a aprovação ou não, do estatuto social, e o mesmo foi aprovado por aclamação.

Em seguida, obedecendo vários dos seus artigos solicitou que indicassem nomes para a formação da diretoria e demais poderes da ACEB, tendo sido escolhidos jornalistas do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo, cuja relação nominal apresentada foi a seguinte: Eraldo Leite, Márcio Martins Barbosa, Isaias Bessa, Luiz Ademar, Lóris Baena Cunha, Paulo Roberto Pereira, Liszt Coutinho Madrugas, Erick Castelhero, Eduardo Gabardo, Luiz Carlos Cruz, Paulo Nogueira da Silva, Volner Alonso, Antonio Assis, Waldir Luiz Machado, Sergio Menezes du Bacage, Haroldo Mendes dos Santos, Jorge Luiz Rodrigues, Eduardo Cavalcanti Monteiro, Walfran Valentim Bezerra e Luiz Carlos Gomes, os quais irão dirigir a entidade até Março de 2016. Todos foram eleitos por aclamação e empossados a seguir.

Para encerrar os trabalhos Eraldo Leite, que preside a ACERJ – Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro, agora eleito também para presidir a ACEB, em breves palavras agradeceu a confiança nele depositada e prometeu lutar por todos os cronistas em suas missões profissionais, exigindo sempre quando necessário condições condignas de trabalhos e de respeito por parte das autoridades desportivas do país, com as quais irá ampliar ainda mais suas relações cordiais e fraternas. Eraldo prometeu deixar marcada em sua administração uma herança para seus companheiros e gerações vindouras que saberão agradecer por tudo de bom e notável que irão encontrar enchendo de orgulho e exemplos todos aqueles que virão um dia substituí-lo.

Após o encerramento, jornalistas e convidados dirigiram-se para a churrascaria Estrela do Sul, em Botafogo, no qual foi servido um lauto almoço comemorativo ao histórico evento.”