Arquitetos elogiam edifício da ABI


28/11/2012


A sede da ABI recebeu nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, a visita dos arquitetos Carlos Eduardo Comas e David Leatherbarrow, professores, respectivamente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e da Universidade da Pensilvânia na Filadélfia. Os pesquisadores, que estão de passagem pelo Rio visitando marcos arquitetônicos importantes da cidade, aproveitaram para rever os detalhes da arquitetura modernista do edifício-sede da Casa do Jornalista.
 
De acordo com Comas, os dois arquitetos desenvolvem estudos sobre o período modernista da arquitetura brasileira e já haviam visitado a construção em oportunidades anteriores. “A última vez em que estive aqui foi em 2002 e David em 2009. O prédio da ABI é um clássico desse movimento, e não poderíamos perder a oportunidade de visitá-lo novamente”, afirma.
 
Os professores aproveitaram a oportunidade para percorrer todos os pavimentos da construção e tirar fotografias das áreas internas. “O que mais me chama a atenção é a resolução da entrada e a o emprego de colunas, que se tornaram recorrentes em construções posteriores. O que me fascina também é o diálogo que o prédio faz com a Biblioteca Nacional, que apesar de serem de diferentes períodos, apresentam um certo equilíbrio estético”, conclui Comas.
 
O prédio da ABI, idealizado pelos arquitetos Marcelo e Milton Roberto, foi construído entre 1936 e 1939 e é considerado o primeiro edifício modernista do Rio de Janeiro. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1965 por aplicar rigorosamente os preceitos apregoados pelo francês Le Corbusier, considerado um dos principais arquitetos do século XX.