Arnaldo César: “Fake news
é ataque à democracia”


26/12/2019


Em entrevista ao jornal Capital Cultural, o jornalista Arnaldo César Ricci, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e futuro diretor de  Inovações Tecnológicas da instituição, fala sobre o poder destrutivo das

“fake news”, que invadiram as redes sociais, criando ondas de

boatos, difamações e mentiras. “A fake news é algo demoníaco. É um atentado à democracia”, ressalta o jornalista, com a experiência de quem já passou por algumas das principais redações do país.

A ABI tem ao longo do seu histórico  a preocupação  com o estado democrático de direito. Notícias falsas são um atentado a esse princípio. Diante disso, a ABI e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão em negociação para desenvolver projeto conjunto de combate à proliferação de fake news – ato criminoso que ocorre principalmente em períodos eleitorais. Segundo Arnaldo César, a ideia consiste na implementação de uma ferramenta tecnológica de monitoramento e checagem de veracidade de notícias.

Clique na imagem e leia a entrevista na íntegra

 

 

 

 

 

A Diretoria decidiu reabrir o prédio da ABI de 07/07/2020 até 10/07/2020 das 9h às 17h, apenas com serviço de portaria, ascensoristas e funcionários da limpeza, seguindo protocolos mínimos:

– Uso de máscaras;
– Termômetro digital para medir a temperatura dos usuários do prédio;
– Distanciamento de 1,5 metros na portaria entre as pessoas para subir no elevador;
– Os elevadores só poderão levar no máximo 2 pessoas e levarão passageiros do 4° ao 8° andar, o acesso ao 2° e 3° andar será feito pelas escadas;
– Os elevadores terão um recipiente de álcool gel para ser utilizado e serão desinfetados a cada 2 horas ;
– Não poderá haver aglomeração em nenhum andar.

Antero Luiz Martins da Cunha
Diretor Administrativo