AP exige fotos da morte de Bin Laden


09/05/2011


A agência de notícias Associated Press(AP) solicitou ao Governo dos EUA, com base na Lei de Acesso à Informação do país, o acesso a fotografias e vídeos registados durante a operação que culminou na morte do terrorista Osama Bin Laden, na última semana, no Paquistão.
 
De acordo com a Lei de Acesso à Informação dos EUA, o Governo tem 20 dias para responder ao pedido da AP. Caso seja negado, a agência pode recorrer à Justiça.
 
Ainda de acordo com a Lei, a Casa Branca, excepcionalmente, não é obrigada a divulgar documentos que estejam em seu poder, o que não é valido para a CIA, o Departamento de Defesa, e demais órgãos do Governo norte-americano.
 
Logo após o anúncio da morte do terrorista, O Presidente Barack Obama afirmou que as imagens de Bin Laden morto seriam mantidas em sigilo para não “incitar a violência”.
 
Segundo Tom Fitton, da Judicial Watch, que solicitou as imagens de Bin Laden morto ao Departamento de Defesa dos EUA, a decisão de Obama “contradiz suas promessas de fazer a administração mais transparente”.

*Com informações do Knight Center for Journalism.