Anunciados vencedores do Prêmio Tim Lopes 2013


20/03/2014


A série de reportagens “Encarcerados”, de Vinícius Dônola e exibida do Jornal da Record, foi a grande vencedora do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2013, promovido pelo Instituto MOVRIO e pelo Disque-Denúncia. Os vencedores foram anunciados na última terça-feira, 18 de março. A matéria mostrou como é a vida dentro do presídio de segurança máxima de Bangu 1 e acompanhou o treinamento da tropa especializada em conter motins.

Já os jornais O Dia, do Rio de Janeiro, e Jornal do Commércio, de Pernambuco, foram os vencedores das categorias especiais “Meio Ambiente” e “Direitos Humanos”, respectivamente. A série de reportagens do jornalista d’O Dia Alexandre Medeiros, com fotos de Severino Silva, mostrou os impactos da pior seca na vida do sertanejo.

O webdocumentário “Pelo menos um”, produzido pela jornalista Ciara Carvalho, do Jornal do Commércio, retratou a história de vida de 25 jovens atendidos pelo Centro de Educação Popular Comunidade Viva (Comviva), em Caruaru, no Agreste do Estado, uma década depois de terem deixado a instituição.

O fotógrafo Mauro Pimentel, da sucursal Rio de Janeiro do portal Terra, venceu na categoria fotografia, com a imagem de manifestantes invadindo e depredando a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, na Praça XV, centro da cidade, no dia 17 de junho.

Foram mais de cem trabalhos foram inscritos, de todas as regiões do país, e concorreram às oito categorias de premiação — Fotografia, Rádio, Internet, Mídia Impressa, TV, Direitos Humanos e Meio Ambiente.

A avaliação das reportagens inscritas levou em conta a importância do assunto (relevância nacional ou regional), extensão da reportagem, qualidade da edição e esforço despendido pelo repórter para a sua realização, assim como a repercussão e os resultados obtidos.

Veja abaixo a lista completa:

premio tim lopes 2013 vencedores