ANL apresenta perfil da Leitura no Brasil


27/07/2010


Pesquisa da Associação Nacional de Livrarias (ANL) divulgada nesta terça-feira, dia 27, revela a expansão do setor e traça o perfil do leitor por região.
 
De acordo com o levantamento, há 2.980 livrarias no País, número 11% maior em relação ao ano de 2006. O estudo mostra que os brasileiros leem 1,9 livros por ano e que o número de leitores e de livrarias está em crescimento. Contudo, este índice é considerado insuficiente, na avaliação de Vitor Tavares, Presidente da ANL:
—Este resultado de 1,9 livros por ano está bem abaixo dos países latino-americanos. Na Argentina está em torno de cinco livros, no Chile, três, na Colômbia, 2,5 livros por ano.
 
Na Europa, região onde o índice de leitura é considerado satisfatório, as estatísticas apontam para a média entre 8 e 10 livros por ano.
 
O levantamento da ANL aponta que a maior parte das livrarias brasileiras está concentrada nos grandes centros urbanos. A região Sudeste ocupa a primeira posição no ranking com 56% das livrarias, seguida pela região Sul, 19%, Nordeste, 12%, Centro-Oeste, 6%, Distrito Federal, 4%, e região Norte, com 3%.
 
No Sudeste, o estado de São Paulo lidera com 864 livrarias, mais que o dobro em relação ao segundo colocado, o Rio de Janeiro, com 298 livrarias. No Nordeste, o destaque é a Bahia, que tem o maior número de livrarias, é o sexto colocado, ao lado de Santa Catarina, ambos com 119 lojas.
 
Com apenas 25 livrarias, o estado de Roraima apresenta a melhor média nacional com o maior número de livrarias por habitante, uma para cada 16 mil moradores.
 
A pesquisa revela ainda mudanças no conceito das livrarias, que passaram a oferecer produtos e serviços diferenciados, como CDs, DVDs e utilidades, lanchonete, acesso a internet, espaço para leitura, reuniões, shows, palestras, entre outros.
 
Outro dado da pesquisa é sobre o perfil dos leitores. Crianças e adolescentes são os principais clientes de grandes e pequenas livrarias e, conseqüentemente, os títulos infantis e juvenis são os mais vendidos.
 
Sobre a comercialização, o levantamento mostra que 56% das livrarias não fazem vendas pela internet. A maior procura ainda é pelas lojas físicas.
 
*Com informações do G1