Anexos do Museu salvaram mais de 1 milhão de peças


06/09/2018


Ainda falta muito para a reconstrução do Museu Nacional, mas o acervo do que será exposto já conta com um milhão de itens, além do que será doado nos próximos meses. Essa parte da coleção, de 20 milhões de peças, não foi destruída pelo incêndio do último domingo (2). Estavam em anexos do Museu que não foram atingidos pelas chamas.

“São coleções de botânica, de vertebrados e de invertebrados, além de biblioteca com 500 mil livros de mais de 150 anos”, disse nesta quinta-feira (6) Cristiana Serejo, vice-diretora do museu.

Roberto Leher, reitor da UFRJ (em pé), participa de plenária na frente do Museu Nacional (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

No esqueleto que está de pé, prossegue o trabalho de mapeamento digital com drones e um scanner 3D. A “esquadrilha” de robôs voadores ganhou o reforço de um equipamento da Coppe/UFRJ. Agora, são três drones sobrevoando dentro e fora do museu.

O drone da Coppe será usado na lateral direita e nos fundos do prédio. A intenção é verificar onde pode ter peças que possam ser recuperadas e que sejam resgatadas com precisão quando a entrada nos escombros for liberada pela PF e pelo Corpo de Bombeiros.

Drone filma detalhes da fachada do Museu Nacional (Foto: Reprodução/TV Globo)

Protocolos de escavação

Segundo a vice-diretora Cristiana Serejo, o reitor da UFRJ Roberto Leher se reuniu com diretores administrativos para traçar protocolos das escavações.

“É prioridade fazer o escoramento e a cobertura do prédio, para que as equipes técnicas possam entrar para ver o que pode ser recuperado, de forma científica. Também serão montados contêineres para que se possa fazer esse trabalho de identificação e restauração das peças” disse Cristiana, acrescentando que o trabalho da perícia da PF está previsto para terminar no domingo.

A vice-diretora disse também que a Sociedade Brasileira de Zoologia se prontificou a doar equipamento e material para os alunos. E que a intenção é que as aulas sejam retomada na semana que vem, no prédio do Horto.

Doações

Cristiana disse que o Museu Nacional recebeu série de ofertas de outras instituições e museus até do exterior para que o espaço volte a funcionar. E que a direção vai avaliar essas ofertas.

Cristiana lembrou que grande parte das pesquisas foi salva, já que os departamentos tinham backup do material, e um dos servidores não foi danificado pelo incêndio.

Fonte: G1