Âncora abandona TV pró-regime da Síria


02/07/2012


Ghatan Sleiba, principal apresentador da TV pró-Governo da Síria, al-Dunya, desertou e viajou para Turquia, onde está hospedado com outros integrantes de grupos rebeldes desde quarta-feira, 27 de junho.
 
 
Em entrevista ao jornal londrino The Guardian, o âncora disse que há sete meses vinha passando informações de inteligência para os grupos armados de opositores do regime de Bashar al-Assad. Sleiba está sendo considerado o primeiro desertor de alto escalão da área de propaganda do Governo da Síria:
― Eu sou o primeiro e provavelmente o último. Há alguns de nós que querem fugir, mas há mais pessoas que amam o regime do fundo de seus corações, declarou Sleiba ao Guardian.
 
 
Ele revelou à reportagem do Guardian que os rebeldes controlam grande parte do Leste da Síria, e disse que essa é uma informação que o Governo de Damasco não quer que seja divulgada.
 
 
Sleiba disse que “não aguentava mais” trabalhar na emissora, porque se sentia impedido de fazer jornalismo:
― O que estávamos fazendo não era reportagem, era simplesmente agir como a língua do regime. Fiquei o máximo que pude para ajudar os revolucionários, mas não aguentava mais, disse o jornalista.
 
 
Segundo o âncora, líder do partido governista Ba’ath era o responsável pela lista de assuntos que os repórteres da al-Dunya podiam falar, incluindo a lista de possíveis entrevistados.
 
Em março do ano passado surgiram as primeiras contestações sobre a versão do Governo de Bashar al-Assad, acusando o Exército Livre Sírio de terrorismo e de implantar a violência no país. Mas só a partir de novembro, Sleiba entrou em contato com os opositores do regime para falar da sua disposição de desertar.
 
 
A partir de então o repórter foi aconselhado a permanecer na emissora e passou a colaborar ― conversando com os rebeldes por Skype ― repassando informações sobre o regime e as movimentações militares.
 
 
 
* Com informações do The Guardian e do Globo Online.
 
 
 
 
nbsp;