ANCINE veta filme sobre vida de FHC


16/07/2021


Mais um golpe na Cultura. Desta vez atinge o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que, aos 90 anos, viu o projeto de filme sobre sua vida ser indeferido pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A obra “O presidente improvável” já havia recebido parecer favorável, em 2018, do próprio órgão.

Dois diretores da ANCINE consideram que o longa  “dá margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente da República  homenageado no documento, com notório aproveitamento político, às custas dos cofres públicos”.

O diretor-presidente substituto da ANCINE Mauro Gonçalves protocolou a recusa em nota jurídica junto à Procuradoria Federal e ressalta que, neste momento, era preciso levar em consideração o atual cenário político do país associado à proximidade das eleições presidenciais de 2022.

Fernando Henrique Cardoso respondeu que, aos 90 anos, não tem qualquer projeto político. A Giros Filmes, responsável pelo longa,  classificou a ação da Ancine da entidade pública como “um ataque à liberdade”. E ainda:” O governo está extrapolando todos os limites e o fato  é um ato de censura”, afirma Maurício Magalhães, sócio da Giros Filmes.

O documentário, dirigido por Belisário Franca, mostra o atual cenário de “crise existencial” da democracia brasileira. Na produção, que está em fase de filmagem, o ex-presidente discorre sobre vários temas com amigos e nomes como Bill Clinton, Boris Fausto, Gilberto Gil, Manuel Castells e Graça Machel.

A decisão poderá ser retificada ou mesmo rataificada na próxima reunião da Ancine.