Amigos comemoram 80 anos de Teixeira Heizer


29/11/2012


Uma vida inteira de dedicação ao jornalismo brasileiro. Em dezembro, o jornalista Teixeira Heizer completa 80 anos de idade, sendo 57 deles dedicados à carreira. Em vista da data, o jornalista recebe, no dia 7 de dezembro, uma homenagem de seus amigos e colegas de trabalho. Na ocasião, será realizado um jantar, no Rio de Janeiro, em homenagem a Heizer, com a presença de antigos companheiros e jovens profissionais.
 
“É sempre uma emoção rever amigos que estiveram ao meu lado em coberturas tão importantes, mas que há muito tempo não tenho possibilidade de reecontrá-los. Ao mesmo tempo, estar na presença de jornalistas da nova geração é sempre revigorante, é sentir-se mais novo”, comenta o Heizer.
 
Teixeira Heizer nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de dezembro de 1932, e desde 1953 trabalha como jornalista. Teve passagens pelas redações dos jornais O Estado de S. Paulo, O Dia, Diário da Noite, Última Hora, Diário de Notícias e Correio Fluminense; das revistas Veja, Placar e Mundo Ilustrado; das rádios Continental, Globo e Nacional; e das emissoras TV Continental, TV Excelsior, TV Tupi, TV Nacional de Brasília e TV Globo, entre outros veículos.
 
Entre os momentos mais marcantes de sua carreira, Heizer lembra da cobertura dos Jogos Pan Americanos de Chicago, em 1959, em que noticiou em primeira mão, para a TV Continental, o assassinato do remador brasileiro Ronaldo Duncan Arantes, e da cobertura dos títulos mundiais do Santos, na década de 1960.
 
“Também tive a oportunidade de participar do primeiro telejornal da TV Globo, o ‘Tele Globo’, exibido entre 1965 e 1966, ao lado do jornalista Hilton Gomes e da atriz Natália Thimberg. Também ajudei a planejar a primeira transmissão de um jogo de futebol na Globo, em 1965, entre Brasil e União Soviética. A partida terminou empatada em 2 a 2, mas tivemos a honra de transmitir o gol feito pelo Gérson com o pé direito, talvez o único na carreira do Canhotinha de Ouro”, rememora.
 
Teixeira Heizer também atuou como professor de jornalismo nas universidades Facha e Gama Filho, na década de 1970, e é autor dos livros “O Jogo Bruto das Copas do Mundo”, de 1998, e “Maracanazo – Tragédias e Epopeias de um Estádio com Alma”, de 2010.
 
O jantar em sua homenagem será no dia 7 de dezembro, no restaurante Majórica, Rua Senador Vergueiro, 11, Flamengo, Rio de Janeiro, a partir das 20h.