Alunos de Arquitetura visitam o edifício-sede da ABI


23/10/2008


 Solange Noronha

Professores e alunos da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) visitaram nesta quinta-feira, 23, o edifício-sede da ABI, no Centro do Rio. Os principais pontos históricos e turísticos do Rio de Janeiro serão objetos de estudo do grupo, que permanece na cidade até sábado.

Michelle Benedite e Arlis Peres, professoras das cadeiras de Projetos em Arquitetura e Urbanismo, sublinham o papel de destaque do Rio de Janeiro na arquitetura brasileira:
— Como grande parte dos nossos alunos reside em cidades pequenas, este tipo de atividade é fundamental para que eles vejam de perto importantes conjuntos arquitetônicos. O modernismo é a identidade da região, a cara do Rio. Surgiu aqui e se desenvolveu de forma genuína em função da topografia — analisa Arlis Peres.

O prédio da ABI é um dos destaques da visita dos estudantes ao centro histórico da cidade:
— Eles estão conhecendo o trabalho dos irmãos Roberto e as características deste período. O projeto do edifício-sede da ABI, ao lado do Palácio Gustavo Capanema, representa um marco na arquitetura, especialmente pela utilização do brise-soleil — explica Michelle Benedite.

O Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o MAM, o Aterro do Flamengo, o Corcovado e o MAC, em Niterói, fazem parte do roteiro organizado pela Unisul:
— Nesta minha primeira visita ao Rio de Janeiro, estou tendo a oportunidade de visualizar muitas coisas que foram ditas em sala de aula. Como pretendo me especializar em Paisagismo, fiquei impressionado com a beleza do Sítio Burle Marx. Gostei muito também de conhecer o Palácio Gustavo Capanema e a sede da ABI, que são símbolos do modernismo — comentou Izaque Dacoregio, de 21 anos, aluno do 8º período da faculdade.