Alunos da UFSC têm aula de Arquitetura na ABI


10/09/2008


 Solange Noronha

Alunos do 6º período de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visitaram nesta quarta-feira, 9, o Edifício Herbert Moses, sede da Associação Brasileira de Imprensa. O projeto arquitetônico do prédio, um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil, é assinado pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto e foi construído em três anos, de 1936 a 1939.

O professor José Kos conta que a proposta da excursão é percorrer construções que marcaram o modernismo no País:
— Já estivemos no Museu de Arte Moderna, no prédio do Ministério da Educação, no Aterro do Flamengo, na Ilha do Fundão, no Maracanã, no Paço Imperial e, agora, no edifício da ABI, que impressiona pelas inovações da fachada, com um tipo de arquitetura sem ornamentos e prática, com o brise-soleil que quebra a incidência direta dos raios solares no prédio, sem prejudicar a luminosidade.

Fernanda Vargas, uma das alunas da turma, destacou o aspecto externo da construção:
— Achei muito interessante a fachada de vidro, que antecede o brise-soleil, criando espaços livres que percorrem todo o prédio. Também gostei do hall de entrada, que combina diferentes materiais, como concreto, madeira e metal.

Gladys Neves, professora de Arquitetura Brasileira da UFSC, falou da importância da construção no cenário moderno nacional:
— Nesta disciplina, nós estudamos a arquitetura do século XX, na qual o modernismo é o principal momento. Os irmãos Milton e Marcelo Roberto são grandes expoentes deste movimento e, ao projetarem o prédio da ABI, com inovações como o brise-soleil, os amplos espaços de circulação nos andares e a planta livre, marcaram a arquitetura moderna no País.