Alerj concede prêmio de jornalismo à ABI


18/05/2009


                                                             Henrique Huber

 Maurício Azêdo e Marcelo Simão

A ABI foi a vencedora da 1ª edição do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O troféu, entregue ao Presidente da Associação, Maurício Azêdo, na noite desta quinta-feira, 14, foi instituído por meio da resolução nº 341, de autoria do Deputado Marcelo Simão (PHS-RJ), que comentou a iniciativa:
— O objetivo é premiar anualmente pessoas físicas e jurídicas que reconhecidamente tenham prestado meritória e destacada contribuição ao desenvolvimento da imprensa no Estado do Rio de Janeiro. Portanto, nada mais justo do que homenagear a ABI, que, no ano passado, completou 100 anos de glória e luta.

A solenidade aconteceu no Plenário Barbosa Lima Sobrinho e contou com as presenças de associados e Conselheiros da ABI, como Zilmar Borges Basílio, Leonor Guedes, Ilma da Silva Martins, Yacy Nunes e Moacir Lacerda.

Durante o discurso, Maurício Azêdo destacou a importância da premiação para a imprensa carioca:
— A iniciativa constitui um poderoso estímulo à qualificação do trabalho profissional dos jornalistas, porque eles vêem que o seu trabalho pode ser reconhecido por instituições importantes, como é a Casa de Leis do povo do Estado do Rio de Janeiro.

O Presidente da ABI ressaltou a atuação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro no enfrentamento de questões que preocupam o cidadão carioca:
— A Alerj tem atualmente uma posição de destaque na elaboração legislativa, na discussão das questões políticas, econômicas e sociais de interesse do povo do Rio de Janeiro e na investigação de fatos que preocupam o conjunto da cidadania, como o problema das milícias, que foi objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito muito operosa e competente. A Alerj se afirmou nacionalmente como um poder interessado na preservação dos ideais de convivência harmoniosa no seio da sociedade brasileira. 

Homenagem

      Marcelo Simão, Maurício Azêdo e Mario Augusto

Ao receber o Prêmio, Maurício sublinhou o reconhecimento da Associação Brasileira de Imprensa em ser a primeira entidade a conquistar a distinção:
— A ABI aplaude a iniciativa do Deputado Marcelo Simão, primeiro por instituir o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, que mereceu o referendo do plenário da Alerj, e também por ter escolhido a ABI como a primeira destinatária. A nossa Associação se sente duplamente honrada pela homenagem prestada a Barbosa Lima Sobrinho e também a ela, como a Casa a qual Barbosa Lima serviu com grande empenho, dedicação e espírito público.

Em seu discurso, Marcelo Simão traçou um breve histórico da ABI, lembrando a atuação de Barbosa Lima Sobrinho em momentos importantes da política nacional:
— Em 1992, o ilustre político, advogado e jornalista pernambucano, então Presidente da ABI, foi responsável pelo impeachment de Collor, sendo o primeiro orador inscrito para defender a cassação dele no processo.

Membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão da ABI, Mario Augusto Jakobskind, que compôs a mesa ao lado de Maurício Azêdo e Marcelo Simão, destacou a importância do ato:
— Esta homenagem é muito oportuna, pois a ABI representa todos os jornalistas brasileiros há mais de 100 anos, atuando sempre em defesa dos interesses dos jornalistas e da liberdade de imprensa, que é um bem fundamental para a democracia no Brasil. Considero que o País hoje está avançando no processo democrático, e esse avanço passa por algo que a ABI sempre defendeu: a democratização dos meios de comunicação. 

Aproximação

Para Azêdo, a iniciativa do Deputado Marcelo Simão expressa a participação destacada da ABI na doutrina pela liberdade de imprensa e contribui para a aproximação das duas entidades:
— Esta homenagem é uma forma de integração muito grande entre a Assembléia Legislativa e a ABI. Nós acompanhamos o trabalho da Alerj não só através do noticiário dos jornais, mas também por meio das publicações da Casa, como o jornal editado pela assessoria de Comunicação Social da Alerj, que tem à frente uma jornalista destacada que é a Fernanda Pedrosa.

O Deputado Marcelo Simão também sublinhou a parceria entre as duas entidades:
—Sem a imprensa, nossas decisões e atitudes, tanto as boas quanto as condenáveis, não sairiam daqui de dentro. Através do jornalismo o País toma conhecimento do que acontece na Alerj.