Alcyr Cavalcânti exibe fotos em Paris


07/06/2011


 
O antropólogo, fotojornalista e Conselheiro da ABI Alcyr Cavalcânti participará do seminário “Populaire, Précaire? Regards croisés sur um habitat majoritaire”, inaugurado nesta terça-feira, 7 de junho na École Nationale Supérieure d’Architeture de Paris La Villette, em Paris, França. A programação do evento vai até o dia 27 deste mês.
 
 
O trabalho escolhido para o seminário é composto por 120 fotos da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, que o fotógrafo produziu entre 1987 e 2010, para a exposição “Rocinha S/A”, que revela, por meio de imagens, os profundos contrastes dentro da maior favela da América Latina, transformada em bairro por decreto municipal.
 
 
Além da exposição fotográfica, haverá uma série de debates, conferências e lançamento de livros, como o “Favela”, da antropóloga Janice Perlman que realizou diversas pesquisas no Brasil, e foi considerada a melhor publicação de 2010
na área de Ciências Sociais.
 

Carreira

Alcyr Cavalcânti é formado em Filosofia e Ciências Sociais pela antiga Universidade do Estado da Guanabara (atual Uerj) e tem Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professor da Pós-Graduação do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes (Ucam).

Sua carreira profissional de repórter-fotográfico começou no jornal O Fluminense, em Niterói (RJ), e a partir dali passou por quase todos os grandes jornais e revistas do Rio e de São Paulo, além de colaborar com a Vogue Itália e as agências Sygma, Gamma, AP, UPI e AFP, o que fez com que seu trabalho fosse reconhecido em diversos países.

Recebeu o Prêmio José Martí em Havana, em 1983, e o Kodak/Fenaj, em 1988. Em 1993, foi eleito pela Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) o melhor repórter-fotográfico fluminense.