AL cria União de Agências de Notícias


26/10/2010


A Agência Brasil vai integrar a União Latino-Americana de Agências de Notícias (Ulan), cuja formação foi proposta pelos representantes dos meios de comunicação estatais de nove países que participaram do III Congresso Mundial do setor, realizado há duas semanas na cidade de Bariloche (Argentina). A medida é uma clara intenção de se criar um organismo que possa servir de contraponto à Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), dirigida pelos proprietários de veículos de comunicação privados.
 
O protocolo firmado entre as agências públicas cita que a criação da Ulan é uma iniciativa conjunta para a construção de um espaço coletivo de informação democrática e pluralista, com base em uma perspectiva latino-americana, que promova globalmente os pontos de vista dos seus membros, “com o objetivo de tornar visíveis os esforços e as conquistas de todos os povos do continente, em sua luta para aprofundar a democracia e as sociedades de alcançar a justiça social”.

Durante o encontro, os representantes das agências afirmaram a necessidade de “unir esforços para reforçar a informação da região”, e estabeleceram o compromisso de que a União Latino-Americana de Agências de Notícias visa a integrar o conteúdo das notícias, a coordenação do intercâmbio de cobertura e profissional.

Foi estabelecido um prazo de 30 dias para que cada agência indique um representante para fazer parte de um comitê executivo, que será responsável por finalizar os acordos para implementação das diretrizes de cooperação entre as agências de informação na América Latina. Esse grupo voltará a se reunir em março de 2011, para avaliar os progressos obtidos e a definição dos estatutos da nova entidade.

 
Além da Empresa Brasil de Comunicação – Agência Brasil (EBC/ABr),  a nova entidade terá como associadas a Agência Boliviana de Informação (ABI), a Agência Guatemalteca de Notícias (AGN), a Agência de Notícias do Equador e Suramérica (Andes), a Agência Venezuelana de Noticias (AVN), a Informação Pública Paraguai (IPP), a Agencia de Noticias do Estado Mexicano (Notimex), a Prensa Latina (PL) e a Agência de Noticias da República Argentina (Télam).
 
* Com informações de agências internacionais.