08/08/2024
Na solenidade de abertura da 2.ª Semana da Democracia, realizada quarta-feira (7/8), no auditório do TSE, o ministro Jorge Messias, Advogado – Geral da União, anunciou a decisão de propor ações, na esfera criminal, em desfavor de cinco condenados pela invasão das sedes dos Três Poderes da República, no fatídico 8 de janeiro de 2023. O primeiro lote de ações busca o ressarcimento de R$ 56 milhões, por danos morais e materiais, a serem pagos de forma solidária pelos depredadores.
Durante o evento, também foi apresentado um balanço das atividades da Procuradoria Nacional da União de Defesa da
Democracia (PNDD). A responsável pelo setor, Karina Nathércia, destacou a “atuação cuidadosa” do órgão em relação “à liberdade de expressão e aos direitos fundamentais” anunciando o lançamento digital do “Projeto PNDD Aberta”, que facilitará o acesso do público em geral à AGU.
Além de Jorge Messias e da Karina Nathércia, participaram da mesa de abertura da solenidade os ministros do TSE, André Ramos Tavares e Vera Lúcia Santana Araújo, além do Procurador-geral da União, Marcelo Feitosa Almeida. A ABI esteve representada pelo seu diretor em Brasília, Armando Rollemberg.