Agressão a nordestinos é alvo da OAB-CE


12/05/2011


A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, (OAB-CE) anunciou no final da tarde desta quinta-feira, 12, que está entrando com notícia crime junto ao Ministério Público Federal por injúria qualificada e discriminação contra Amanda Régis e Lucian Farah, que postaram na internet declarações preconceituosas contra nordestinos, na noite desta quinta-feira, 11, durante os momentos finais da partida entre Flamengo e Ceará, pela Copa Brasil.
 
O Presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, justifica a notícia crime “por considerar que qualquer forma de preconceito deve ser combatida e mais ainda quando se refere ao racismo”: 
—A Constituição Federal trata todos iguais, sem distinção de qualquer natureza. Não podemos permitir que uma pessoa com um certo grau de conhecimento utilize a internet para disseminar prática de racismo.
 
Segundo a OAB-CE, a estudante da cidade de Navegantes, em Santa Catarina, que se identifica no microblog como Amanda Régis, escreveu o seguinte cometário: “Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é à toa que não gosto desse tipo de raça” (sic).  Já Lucian Farah escreveu o seguinte texto: “Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!” (sic); “Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se f…, fmz? seus nordestinos fdp” (sic); além de “Só vim no twitter falar o qnto os nordestinos é a desgraça do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa”(sic).
 
Com a repercussão negativa, Amanda Régis apagou o comentário de seu perfil, mas já estava registrado no twitter. Na manhã desta quinta-feira, 12, Lucian Farah postou um pedido de desculpas aos nordestinos e justificou os motivos da agressão verbal: “Como brasileiro, TORÇO sim! e quando torço, sou FANÁTICO!  e qdo sou fanático, eu xingo msm! mas ontem me exaltei e fui alé disso! qdo me referi aos nordestinos, queria me referir inteiramente ao time do ceara. e tenho CERTEZA que nao fui o unico a xingar os nordestinos”.
 
*Com informações da OAB-CE.