Agressão a jornalistas em SP e MT


29/06/2010


O programa CQC, da TV Bandeirantes, exibiu nessa segunda-feira, dia 28, matéria que mostra o repórter Danilo Gentili sendo agredido por guardas municipais de São Bernardo do Campo, em São Paulo, no último dia 22, quando gravava reportagem sobre um barranco que corre o risco de desmoronar e atingir uma escola. Após conversar com a diretora do colégio, Gentili teria sido impedido de deixar o local e agredido por cinco agentes da guarda municipal com golpes no pescoço e tapas no rosto.

Segundo a delegada Teresa Alves de Mesquita Gurian, do 3º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, o repórter não chegou a ficar preso, mas “prestou esclarecimentos”.

Questionada sobre as imagens do vídeo, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio de assessoria de imprensa, negou a agressão e acusou Gentili de desacato aos guardas municipais.

Outro caso de violência contra jornalistas envolveu o repórter Marco Antonio dos Santos, da Gazeta de Bebedouro, agredido na última semana por guardas municipais ao tentar cobrir a entrevista coletiva do Prefeito da cidade de Bebedouro, João Batista Bianchini, conhecido como Italiano.

A Prefeitura teria anunciado a coletiva para outros veículos, com exceção da Gazeta e da Rádio Bebedouro AM. No encontro, o Prefeito responderia a questões relacionadas ao relatório da CPI de Italiano, na qual o Prefeito é investigado. Ao tentar participar da entrevista, o repórter foi contido por guardas municipais.

—Não deram mais nenhuma explicação, chamaram os guardas para me intimidar e imobilizar para que eu não conseguisse participar da coletiva, contou o repórter.

Segundo Marco Antonio, os agressores o soltaram “somente após ordem da assessoria de imprensa, que viu que todos os jornais fotografavam a cena, e me deixaram acompanhar a coletiva”.

Vereador

Em Mato Grosso, nesta segunda-feira, dia 28, o Vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes (DEM-MT), conhecido como Kirrarinha, agrediu com um tapa rosto a repórter Márcia Pache, da TV Centro-Oeste, retransmissora do SBT em Pontes e Lacerda (MT).

Registrada pelas câmeras da equipe de TV, a agressão ocorreu quando Márcia tentava entrevistar o parlamentar que foi indiciado por esbulho possessório e denunciação caluniosa.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindijor-MT) repudiou a agressão sofrida pela jornalista, informou que o parlamentar já havia agredido um repórter da TV Record em 2007, o jornalista Celso Garcia, e colocou a assessoria jurídica da entidade à disposição da repórter, que pretende processar o agressor.

Representantes de veículos de imprensa da região realizaram manifestação em frente à Câmara de Vereadores da cidade para exigir do Presidente da Casa, Vereador Claudinei Cela, a abertura de processo para investigação de possível quebra de decoro parlamentar de Moraes, o que pode provocar a cassação do mandato.