Agenda 2013 da Rede Globo mostra o que ela faz


09/01/2013


Mais do que um simples calendário para anotação de encargos e compromissos ao longo do ano, a Agenda 2013 da Rede Globo de Televisão apresenta em legendas e ilustrações uma visão do que é a empresa, uma usina de produção de programas de televisão: na Central globo de Produção circulam diariamente uma média de 8.920 pessoas.
 
Organizada pela Central Globo de Comunicação, dirigida pelo jornalista Luiz Erlanger, a Agenda 2013 informa que a Rede conta com dez estúdios de entretenimento, totalizando uma área de 8.240 metros quadrados, nos quais são produzidas 18.493 horas de gravações a mais de entretenimento; produz em seu Estúdio Jornal nove horas diárias de programação e 283 horas mensais; o Estúdio Esporte promove 304 eventos esportivos por ano; a pós-produção reponde por 391 horas de transmissão ao vivo anuais. Tais atividades contam para transporte com 155 carrinhos elétricos e 18 rebocadores. Tanto no Rio como em São Paulo a emissora mantém estúdios de vidro destinados a gravações especiais.
 
Para atender à diversidade e à amplitude de sua intensa programação, a Rede produz anualmente 18.000 peças de vestuário, seguindo os padrões definidos pelas equipes especializadas da empresa, e mantém um acervo geral com 350 mil peças. Em sua Fábrica de cenários são produzidos anualmente 428.640 metros quadrados destinados aos estúdios de novela. Ao todo a Central Globo de Produção ocupa no Morro da Águia uma área total de 1 milhão e 650 mil metros quadrados, 1 milhão dos quais mantidos como área preservada.
 
Em vez de fotografias, a Agenda ilustra cada item descrito com desenhos que estilizam o aspecto a que se referem.