Adeus ao jornalista José Meirelles Passos


31/08/2011


Morreu nesta quarta-feira, dia 31, o jornalista José Meirelles Passos, 62 anos, vítima de câncer. Meirelles foi correspondente do Globo em Washington, EUA, por 20 anos, fazendo coberturas em mais de 40 países. O talento foi aplaudido com o Prêmio Esso, Prêmio Vladimir Herzog, Prêmio da Sociedade Interamericana de Imprensa, entre outros.
 
Meirelles iniciou a carreira no jornal Cidade de Santos, vinculado à Folha de S. Paulo, de onde seguiu para a sucursal santista do Estadão, e frilas para a Revista Istoé. Atuou como correspondente da Revista Veja em Buenos Aires, entre 1984 e 1986, ano em foi contratado pelo O Globo, ainda na Argentina. Em janeiro de 1987, o jornalista foi transferido para os Estados Unidos.
 
Meirelles, que participou de coberturas marcantes, entre as quais o golpe militar na Bolívia em 1981, as guerras do Iraque, em 1991, e em 2003, é autor do livro “A Noite dos Generais: Bastidores do Terror Militar na Argentina”, no qual descreve o julgamento ocorrido em 1985, das três juntas militares que governaram o país entre 1976 e 1982. 
 
Em 2009, Meirelles retornou ao Brasil para trabalhar como repórter especial em diversas editorias do Globo. Em 2010, o jornalista recebeu o diagnóstico da doença, mas não parou de trabalhar.
 
Em entrevista concedida ao ABI Online em novembro de 2006, Meirelles falou sobre a sua paixão pelo jornalismo:
— É o que mais gosto de fazer. Um trabalho que me dá prazer, que me ensina algo todos os dias, que me dá chance de ver a História de perto, de registrá-la, de aprender a viver. A profissão me leva a conhecer o mundo, algumas vezes do lado do avesso.
 
 
*Com O Globo.