Adeus a Aristélio Andrade


05/03/2010


A ABI lamenta a morte do jornalista Aristélio Travassos de Andrade, ex-Conselheiro e membro da Diretoria da Casa, ocorrida nesta sexta-feira, aos 75 anos de idade, na Casa de Saúde São Vicente de Paula, onde estava internado  para tratamento de um câncer. O corpo está sendo velado hoje, até às 17h, na Capela 2, do Memorial do Carmo, no Caju; e na segunda-feira, dia 8 de março, até às 11h, no mesmo local, onde será cremado.

Natural de Pernambuco, iniciou carreira profissional no Rio de Janeiro na Petrobras, na Refinaria Duque de Duque de Caxias, “quando esta plantava as primeiras estacas para se tornar a maior unidade da Petrobras”, afirma o amigo e também jornalista Navarro.

Aristélio de Andrade, juntamente com outros petroleiros, fundou a primeira Associação de Trabalhadores dos Petroleiros Caxiense, transformando-a dois anos após no Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias. Dedicou a maior parte de sua vida, junto com Silas Conforto, Cid Cesare Salgado (falecido), Valdevino de Souza Almeida e muitos outros na busca por melhores condições de trabalho para categoria e o fortalecimento sindical.

Em 31 de março de 64, juntamente com centenas de companheiros foi demitido da Petrobras, tendo sido preso e barbaramente torturado, na presença de sua mãe, pelos agentes da ditadura militar que se instalou no Governo.

Perseguido e impedido de trabalhar, Aristélio foi trabalhar como jornalista, tendo atuado em importantes jornais e revistas do Rio de Janeiro, como Placar da editora Abril. Atuou também em outras publicações e por último na TV Serra Mar de Nova Friburgo.

Anistia

Quando veio anistia, Aristélio, juntamente com muitos companheiros cassados iniciaram a campanha pelo retorno de todos aos seus antigos empregos. Isso aconteceu, depois de uma grande mobilização dos trabalhadores junto ao então Ministro das Minas de Energia, Aureliano Chaves de Mendonça.

O ato solene contou com a presença de muitas autoridades, no salão nobre da Petrobras, na ocasião presidida pelo ex-Ministro da Desburocratização, Helio Beltrão, que recepcionou os anistiados da Petrobras, um a um, reconduzindo-os aos seus antigos cargos.

Sempre contando com o apoio do Partido Comunista Brasileiro, Aristélio fundou a CONAPE — Associação Nacional dos Anistiados da Petrobras, com o apoio de outras lideranças petroleiras do País. Atualmente, pela terceira vez, ele ocupava o cargo de Presidente do Conselho Fiscal da entidade. Nas últimas eleições municipais, em Nova Friburgo, foi candidato a Prefeito e ficando em segundo Lugar.

Teteco — como era carinhosamente chamado — deixa viúva a professora Marly Andrade e os filhos Alexandre e Silas Travassos Andrade, além de três netos.