João Cândido, o Almirante Negro, é homenageado no RS


Por Claudia Sanches

30/06/2016


JoãoCandidoAs solenidades de homenagem ao líder da Revolta da Chibata, João Cândido, realizadas essa semana no Rio Grande do Sul, com a presença de seu filho Adalberto Cândido, o Candinho, funcionário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), culminaram na “esquina democrática”, em Porto Alegre, nesta última quarta-feira (29). Candinho foi recepcionado pela Secretária do Povo Negro, Samantha Nunes da Silva.

As festividades começaram dia 26, na Câmara Municipal de Porto Alegre, onde João Cândido recebeu homenagens de autoridades durante a inauguração da Confraria João Cândido Felisberto, da qual Candinho é o presidente. Depois seguiram para a cidade de Nova Hartz, um reduto de alemães, onde Adalberto Cândido participou das Rodas Compartilhadas de Saberes e Fazeres, com objetivo de incentivar o estudo das raízes afro-brasileiras nas escolas públicas.

No dia 28 de junho, Candinho esteve com Jair Krichike, presidente do Movimento de Justiça e Direito Humano, e visitou também a Associação Cultural de Mulheres Negras – ACMUN, onde foi recepcionado pelas diretoras Simone Cruz e Samantha Costa. O Mestre Griô visitou a professora Cláudia Freitas para conversar sobre novas perspectivas de combate ao racismo.

Para Adalberto Cândido, as ações fazem parte do resgate da importância do povo negro na história brasileira. A ideia é engajar a comunidade nas causas sociais.  “Essa iniciativa celebra a importância da nossa história que não é contada nos livros”, disse ele, que já vislumbra parceria com a Confraria do Garoto, no Rio de Janeiro.

 

Galeria de fotos:

*Clique nas fotos para ampliar