ACI e ANJ repudiam violência no Sul


24/05/2010


A Associação Catarinense de Imprensa divulgou nota em repúdio aos atos de violência contra os profissionais de imprensa Felipe Pereira e Flávio Neves, do jornal Diário Catarinense, e Rafael Faraco, da RBS, durante cobertura da manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus em Florianópolis, na noite de sexta-feira, dia 21.

“A ACI lamenta o episódio e espera sensatez e serenidade dos efetivos da Polícia Militar, em especial quando se relacionam com profissionais de imprensa, cuja presença nos eventos públicos está justificada pelo dever de ofício e pautada pela isenção. Reforçamos nossa convicção de que o ocorrido será apurado com rigor pelas autoridades de segurança pública de Santa Catarina e que haverá um esforço para que não se repita. A liberdade de Imprensa, seja na cobertura dos fatos ou na expressão de opinião, é coluna essencial na sustentação do estado democrático de direito”, diz a nota.

Felipe e Rafael contaram que os policiais militares teriam abordado de forma violenta o fotógrafo Flávio Neves, o que deu início ao tumulto. E que foram sofreram agressões apesar de terem se identificado como jornalistas.

Felipe foi algemado e conduzido em um camburão à Central de Polícia da Capital. Em seguida, passou por exames no Instituto Geral de Perícias. Rafael Faraco não chegou a ser preso, mas se apresentou para depor na delegacia.
Em nota divulgada neste domingo, 23, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) solicitou às autoridades uma investigação sobre o caso e pediu respeito ao direito à liberdade de imprensa e de expressão.

*Com informações da ACI e Portal Imprensa.