Acesso grátis a 350 mil programas jornalísticos


18/09/2012


Uma boa notícia para jornalistas e pesquisadores é que o portal Internet Archive — plataforma inspirada na Biblioteca de Alexandria —, a partir desta terça-feira, 18 de setembro, está disponibilizando, de graça, na rede, todo o conteúdo exibido na televisão nos últimos três anos. Além de textos, áudios e vídeos estarão disponíveis, também, mais de 350 mil programas jornalísticos.
 
 
Criado pelo engenheiro de informática Brewster Kahle, em 1996, o Internet Archive funciona como uma espécie de biblioteca de dados encontrados na internet e arquivos digitalizados.
 
 
Mais de 20 canais de notícias, como CNN, FOX News, NBC News e PBS foram escolhidos para fazer parte do projeto. Em entrevista ao The New York Times, Kahle disse que um dos seus objetivos é ajudar as gerações futuras, começando pelas eleições presidenciais que acontecerão em novembro deste ano:
— Caso queiram saber exatamente o que o Mitt Romney (candidato republicano) disse sobre o sistema de saúde em 2009, vocês terão como saber, afirmou o criador.
 
 
O usuário que for realizar a busca terá que digitar algumas palavras chaves, indicando uma data provável do acontecimento do fato. O sistema filtra os resultados por meio de uma interface que permite a visualização de pequenos clipes de 30s, para facilitar na localização da notícia desejada.
 
 
Kahle disse que o Internet Archive não pretende substituir os canais de notícias:
— Não queremos substituir a CNN.com. A proposta é tornar os conteúdos acessíveis a todos, explicou Kahle acrescentando que todo conteúdo gravado será colocado no ar 24 horas após a sua exibição na TV. 
 
 
Atualmente o Internet Archive conta com cerca de 9000 terabytes de dados.

* Com informações do AdNews.