Acesso à informação, garantia necessária à democracia


08/09/2021


Por Paulo Carneiro é jornalista, membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI

Francisco Leali e Rubens Valente conversam com Cristina Serra e Xico Teixeira sobre a Lei de Acesso à Informação. Promulgada em 2011, criando um canal transparente entre a administração pública e a sociedade, a LAI vem sendo desrespeitada e sofrendo constates ameaças nos últimos anos.
Francisco Leali
Coordenador na sucursal do GLOBO em Brasília. Formado em jornalismo e Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), onde pesquisou o uso da LAI por jornalistas. Ganhador dos Prêmios Esso de Jornalismo em 2007 e da Sociedade Interamericana de Imprensa de 2008 pela reportagem “Voto Combinado no STF”. Prêmio Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) em 2001 pela melhor reportagem sobre ensino superior. Doutorando da UnB.
Rubens Valente
Colunista do UOL, já recebeu 17 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Esso de Reportagem e dois Prêmios de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Recentemente revelou a ação do governo Bolsonaro na confecção de um dossiê contra servidores federais e estaduais identificados como integrantes do “movimento antifascismo”. É autor dos livros “Os Fuzis e as Flechas”, revelando o sofrimento de povos indígenas durante a ditadura militar, e “Operação Banqueiro”, sobre as investigações e prisão do banqueiro Daniel Dantas envolvido em escândalos de lavagem de dinheiro.